Versículos sobre comunhão com Deus

Não é fácil dar a outra face

“Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra;” (Mateus 5:39)

Enquanto o costume da época era de entender a lei do “olho por olho e dente por dente”, onde se pagava o mal com o mal, na mesma medida, Jesus vem e nos ensina sobre o amor. Ele quebra o que era o costume, desafia o senso comum e mostra que só o amor ao próximo satisfaria a vontade de Deus.

Qual é o nosso costume hoje? A maioria de nós foi ensinada muito mais pelo código do “pagar na mesma moeda” do que na lei do amor. Apesar das palavras de Cristo, aprendemos a nos proteger daqueles que querem nos fazer o mal e dar o troco sempre que possível. Continuamos focando em nosso instinto de sobrevivência, seja na escola para ser aceito, no mundo corporativo para estar no topo e até mesmo na igreja, para ver quem tem mais unção, quem cresce mais rápido ou ganha mais aplausos.

Infelizmente o ensinamento cristão mais simples: amar ao teu próximo, ainda não é uma realidade em muitos de nós, principalmente quando falamos daqueles que nos fazem mal.

Pense na última pessoa que te fez algo de ruim, que te deixou uma marca negativa, e responda sinceramente: Você daria a outra face para ela? Deixaria que ela tivesse a oportunidade de lhe ferir novamente?

Com a resposta que você deu, ore pela pessoa e por você. Pratique isso constantemente até se tornar um hábito.

Paz.


Comments

2 respostas para “Não é fácil dar a outra face”

  1. Não acredito que seja isso que a bíblia esteja dizendo. E sim que em nós não deve habitar esse mal que nos foi feito, guardar o nosso coração do rancor, não desejar o mal a pessoa que lhe feriu, seguindo o impulso de ferí-la imediatamente, mas sim temos o direito de dizer a ela o que fez, dando-lhe a oportunidade de mudar. E não temos que ficar recebendo agressões físicas e verbais, isso faz mal pra nossa auto-estima, Deus não iria nos dizer pra ficar nessa situação. Então devemos refletir mais sobre o que a palavra quer dizer, pois senão Deus seria contraditório e Ele não é. Só uma reflexão. O que acha? Não estou falando isso te julgando, só olhando de outro ponto de vista.

    1. Olá Bruna, obrigado pelo comentário.

      Perdão se não consegui me fazer entender. Não quero dizer que você deve aceitar uma agressão física, por exemplo, e simplesmente viver com isso. Agressão física é crime.

      O que quis dizer é que nosso impulso de “pagar na mesma moeda”, não é cristão. O que você escreveu, na minha opinião, está bem alinhado com o post. Não podemos pagar na mesma moeda, isso não significa que precisamos ficar vivendo qualquer tipo de agressão de maneira recorrente.

      Estava conversando sobre isso com outras pessoas essa semana e estou até pensando em gravar um vídeo sobre isso.

      Valeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *