Mateus 8:26″Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança.” (Mateus 8:26)
No episódio onde Jesus acalma a tempestade, ele repreende os discípulos dizendo que eles eram homens de pequena fé, que eles mesmos deveriam ter acalmado o mar e o clima.
Com esta passagem aprendo que, às vezes, vamos ter que clamar pela ajuda de Deus, enquanto outras vezes temos que simplesmente agir. Por exemplo: para nos livrarmos de velhos hábitos, já sabemos o que fazer, não precisamos pedir pelo auxílio de Deus, Ele já nos deu tudo o que precisávamos.
Note a importância da última frase: isso não significa que não dependemos de Deus para fazer as coisas, significa que ele já nos capacitou para fazer algumas tarefas.
Aprendo também que a misericórdia de Deus é muito maior do que posso entender. Mesmo que eu não precise pedir ajuda, caso eu peça, Ele estará lá por mim, como aconteceu nessa passagem.
A pergunta que fica é: como saber quando pedir ajuda e quando agir? A resposta para essa pergunta só pode vir do Espírito Santo, afinal, não existe uma regra que ninguém possa definir. Por isso, cultive intimidade com o Espírito de Deus e seja guiado de maneira tranquila nessa e em outras dúvidas.
Paz.
Outras versões do versículo – Homens de pequena fé
- “E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.” (Mateus 8:26 – JFA Corrigida e Revisada Fiel)
- “Ele perguntou: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?” Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança.” (Mateus 8:26 – NVI)
- “Ele lhes respondeu: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se grande bonança.” (Mateus 8:26 – Almeida Revisada Imprensa Bíblica)
- “Ele lhes disse: Por que temeis, homens de pouca fé? Então erguendo-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança.” (Mateus 8:26 – Sociedade Bíblica Britânica)
Deixe um comentário