“Porventura condena a nossa lei um homem sem primeiro o ouvir e ter conhecimento do que faz? Responderam eles, e disseram-lhe: És tu também da Galiléia? Examina, e verás que da Galiléia nenhum profeta surgiu.” (João 7:51,52)
Meu filho está com 8 anos e começou a ver algumas atitudes que não são corretas e os amigos tem praticado. Partindo disso, comecei a explicar para ele que existem duas opções: ele pode imitar as atitudes ruins, ou fazer o que é certo, mesmo quando todos fazem o contrário.
Também aproveitei para falar sobre o fato de que algumas pessoas sempre vão querer nos ver fazendo o que é errado, aquilo que não queremos fazer. Lembro-me de um amigo de faculdade que fazia de tudo para que eu bebesse um copo de cerveja. Eu não bebia e nunca gostei de cerveja, mas ele sempre tentava me forçar a beber. Estou ensinando para o meu filho que o mundo sempre vai nos empurrar para o que é mau.
A mesma coisa aconteceu com Nicodemos: quando ele tenta usar a razão e defender o que era correto, sofre com os comentários maldosos de seus companheiros. Infelizmente o fato é que o mundo vai constantemente tentar nos levar para o que é errado e, quando mostrarmos o que é certo, é bem possível que sejamos caluniados ou soframos com zombarias.
Porém o verdadeiro cristão se mantém firme, mesmo quando o mundo todo anda ao contrário daquilo que acreditamos que é certo; mesmo quando as ondas do engano tentam nos arrastar para ir com a maré, nós estamos no sentido contrário. Isso é ser cristão: fazer a vontade de Deus mesmo em meio a um mundo caído.
Para finalizar, fique com essa música:
Paz.
Deixe um comentário