“De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.” (Eclesiastes 12:13)
Podemos dividir esse versículo em algumas partes:
1 – Temer a Deus: Temer a Deus não fala sobre ter medo do SENHOR, na verdade fala sobre um profundo sentimento de honra para com Ele. Nesse temor então percebemos quem somos e quem Ele é para nós, passamos a reconhecê-lo como Deus verdadeiro e isso é algo extremamente profundo.
2 – Conhecer os mandamentos: O texto fala sobre guardar os mandamentos porém, antes de guardar, claramente precisamos conhecer quais são os mandamentos do SENHOR para nós. Só conseguimos isso com estudo e meditação na Palavra, intimidade com Deus e dedicação em conhecê-lo. Não temos como guardar os mandamentos se não os conhecemos.
3 – Guardar os mandamentos: isso fala sobre uma vida que respeita os mandamentos que o SENHOR nos deu. Não questionando ou acreditando que podemos negociar aquilo que o SENHOR nos deu como dever. Quando temos temor e conhecemos os mandamentos, entendemos que nossa única opção, como servos que somos, é guardar e obedecer estes mandamentos.
4 – Dever: o texto termina falando que isso é um dever de todos nós, ou seja, não é uma opção, não é algo que podemos ou não fazer. Um dever é algo que precisamos cumprir independentemente de nosso desejo ou situação atual. Somos servos, cumprimos a vontado do SENHOR.
Se conseguirmos entender este texto e vivê-lo verdadeiramente, certamente seremos cristãos cada dia mais parecidos com Cristo.
Por isso, a reflexão de hoje é esta: entenda o temor do SENHOR, entenda quais são seus mandamentos e guarde-os em seu coração.
Paz.
Deixe um comentário