Quando olhamos para a multidão que seguia Jesus, podemos ver claramente qual era a motivação dessas pessoas:
“E, descendo com eles, parou num lugar plano, e também um grande número de seus discípulos, e grande multidão do povo de toda a Judeia, e de Jerusalém, e da costa marítima de Tiro e de Sidom; os quais tinham vindo para o ouvir e serem curados das suas enfermidades, como também os atormentados dos espíritos imundos. E eram curados. E toda a multidão procurava tocar-lhe, porque saía dele virtude que curava todos.”
Lucas 6:17,19
O texto acima é muito claro: a multidão estava atrás de Jesus por aquilo que ele poderia fazer por eles e não por quem ele era. Existe então uma separação que podemos fazer de maneira muito simples entre os discípulos e a multidão: discípulos seguem Jesus por ele ser o Cristo, e a multidão o seguia por ele ser alguém que poderia lhes abençoar.
A Palavra reforça essa realidade no texto abaixo:
“E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos.”
João 6:2
A motivação por trás de seguir a Jesus é um dos fatores que determina se seremos multidão ou discípulos.
É claro que os discípulos foram abençoados por seguirem a Cristo, Jesus mesmo diz isso:
“Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos? E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.”
Mateus 19:27-29
É certo que parte do contexto se refere apenas aos apóstolos, porém o verso 29 se aplica a todas as pessoas que deixaram algo para segui-lo.
A questão então se resume a: qual é a sua motivação ao seguir Jesus?
Paz.
Deixe um comentário