Provérbios 16 é ainda uma parte dos Provérbios de Salomão que reúne uma série de ensinamentos distintos. Como já falamos, esse parte do livro de Provérbios vai até o capítulo 22, versículo 16.
VÍDEO DO ESTUDO DE PROVÉRBIOS 16
Neste capítulo vemos uma diferença no estilo de escrita, onde vemos menos provérbios de contrastes. Lembre-se que nos primeiros capítulos desta parte do livro, vemos muitos provérbios de contraste.
Esta reunião de provérbios do capítulo 16 tem uma característica comum à maioria dos textos, que é a presença de algo relacionado ao Senhor, o que é outra mudança em relação aos capítulos anteriores. Veja os versículos 5 e 20, por exemplo:
“Abominação é ao Senhor todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas.”
Provérbios 16:5
“O que atenta prudentemente para o assunto achará o bem, e o que confia no Senhor será bem-aventurado.”
Provérbios 16:20
Esse tipo de alusão a algo relacionado ao Senhor é visto em 11 dos 33 versículos deste capítulo.
Algo que me chamou a atenção neste capítulo são os versos que falam sobre a soberania de Deus, em textos como o do primeiro versículo:
“Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.”
Provérbios 16:1
Aqui vemos que, por mais que tenhamos planos e criemos projetos, é o SENHOR quem dá a resposta de todas as coisas. Temos em nós o necessário para criarmos os planos, mas não o efetuar ou o realizar. Isso, deve vir do SENHOR. Este texto conversa diretamente com o que vemos no novo testamento:
“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.”
Filipenses 2:13
É a vontade de Deus que opera através de nós o realizar das boas obras. Não é na nossa força ou capacidade, mas é a partir da vontade de Deus.
Salomão complementa este pensamento no verso 9:
“O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.”
Provérbios 16:9
Precisamos entender que podemos planejar o caminho, escolher o que vamos fazer, mas dependemos totalmente da graça de Deus para que isso se cumpra.
Então, o primeiro ponto de reflexão aqui é que você pode estar pensando em fazer algo, em criar algo novo, em muda algo na vida. Glória a Deus que nos deu essa capacidade. Só precisamos entender que dependemos dEle para que tudo isso se cumpra.
Essa reflexão deve nos levar a entender que somos dependentes do SENHOR, que é Ele quem nos fortalece e quem nos coloca de pé. E isso tudo, também se relaciona com o que está escrito no versículo 4:
“O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal.”
Provérbios 16:4
E é aqui que a cabeça de muitas pessoas fica confusa. O pensamento é o seguinte: “se não tenho em mim o poder para realizar e Deus faz todas as coisas para atender à sua vontade, qual é o meu papel então? Será que Deus está apenas me usando?”.
É claro que, olhando apenas para esta relação dos textos, podemos imaginar algo do tipo. Agora, quando levo em consideração a Palavra como um todo, percebo quão grande ato de amor é um Deus tão grande operar as boas coisas através de nós, criaturas tão falhas.
Para isso, vamos tentar responder algumas perguntas à luz da Palavra:
1 – Como é essa vontade de Deus para a qual ele faz todas as coisas, como está escrito em Provérbios 16:4?
Para isso precisamos levar em consideração o que está escrito em 1 Timóteo 2:
“Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.”
1 Timóteo 2:3,4
Desde o início dos tempos, o plano de Deus é que as pessoas sejam salvas, que no futuro, na glória, vivamos ao Seu lado pela eternidade. Esse plano nos dá um vislumbre do infinito amor de Deus por nós que, sabendo que não poderíamos nos salvar, preparou todas as coisas e opera através de nós para que isso aconteça.
Então quando Salomão escreve que Deus faz todas as coisas para atender à Sua vontade, está dizendo algo diretamente relacionado com a nossa salvação, com o plano de Deus para o resgate da humanidade das garras do pecado.
2 – Qual é o meu papel nisso tudo então?
Veja como Salomão aborda um pouco disso no verso 3:
“Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.”
Provérbios 16:3
Nosso papel é confiar no SENHOR, entregando tudo em Suas mãos e vivendo para a glória dele. Essa parte é nosso papel. Podemos tomar o “controle” de nossas vidas em nossas mãos, fazendo os planos e tentando executá-los. Acontece que, se entregarmos tudo nas mão do SENHOR, então nossos pensamentos serão estabelecidos, nosso caminho será de retidão e cumpriremos o chamado que o SENHOR tem para nós. O nosso papel é a total e rendição a Deus.
Em resumo, o que aprendo em Provérbios 16 é que devo entregar toda a minha vida, todos os meus planos e sonhos nas mãos do Senhor. Assim viverei a vontade dele para minha vida.
Paz.
Deixe um comentário