Em João 7 continuamos na primeira parte do livro, que é a parte do livro dos sinais. Neste capítulo não temos nenhum sinal descrito e nenhuma declaração do tipo “Eu sou”. Isso não faz com que esse seja um capítulo sem ensinamentos, pelo contrário, podemos aprender muito com o que encontramos aqui:
- A conversa de Jesus com seus irmãos (vs 1-9)
- Jesus ensina no templo (10-29)
- Os fariseus procuram prender Jesus (30-36)
- Jesus anuncia a vinda do Espírito (37-40)
- Nicodemos defende Jesus (41-53)
São vários pontos para analisarmos, vou focar, como de costume, em alguns que chamam mais a atenção.
VÍDEO DO ESTUDO DE JOÃO 7
Aqueles que não creram
Neste ponto do evangelho de João, notamos que Jesus já era muito conhecido. Os fariseus estavam tentando prendê-lo, as pessoas falavam sobre Ele e muitos milagres já haviam acontecido.
Mesmo assim temos dois textos onde vemos que muitas pessoas não criam nele:
“Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo.”
João 7:4
“E havia grande murmuração entre a multidão a respeito dele. Diziam alguns: Ele é bom. E outros diziam: Não, antes engana o povo.”
João 7:12
Mesmo após ensinar muitas coisas, fazer muitos milagres e falar abertamente sobre quem Ele é, Jesus ainda encontrava muitas pessoas que não criam.
A mesma coisa acontece conosco. Muitas vezes convidamos, falamos das boas novas, oramos pelas pessoas, mas elas não aceitam o convite, não convertem seus corações. Já vi pessoas ficarem frustradas com isso, até mesmo desanimarem da caminhada.
Jesus passou pela mesma situação. Nem mesmo seus irmãos criam que Ele é o Cristo. Seus discípulos O abandonaram e Ele sabia que seria preso dentro em breve.
Infelizmente algumas pessoas não darão ouvidos à pregação. Por mais que lutemos, por mais que tentemos fazer com que elas compreendam, muitas vão preferir a porta larga.
Certamente este é um motivo de tristeza, mas não um motivo para desanimarmos. Devemos permanecer perseverantes, mesmo quando as pessoas não aceitam de coração aberto a pregação.
Devemos fazer a mesma coisa que Cristo fez: não desistir, perseverar orando, amando e cuidando das pessoas. Devemos continuar dando um bom testemunho e apresentar Cristo para as pessoas.
Outros textos sobre João 7
Aqui no blog já falamos muito sobre esse capítulo. Seguem alguns textos que, na minha opinião, você deveria ler:
- Julgar as pessoas corretamente
- Se alguém tem sede
- Sabedoria vem do alto
- Eu testifico que as suas obras são más
- Nenhum de vós observa a lei
- O cristão de dois pesos
- Mais preocupados com a opinião dos outros
- O mundo nos empurra para o que é mau
Não deixe de meditar nestes assuntos, refletir sobre todo o capítulo, orar e, em caso de dúvidas, deixar o seu comentário!
Deixe um comentário