O Salmo 146 é o primeiro capítulo do fechamento do livro de Salmos. Na estrutura do livro dos Salmos, onde temos uma organização em 5 livros, temos 5 salmos que finalizam este livro de salmos.
Um ponto importante a se notar é que a estrutura do livro, apesar de nos ajudar a compreender o todo, é menos importante que seu conteúdo. Vamos entender a estrutura, mas focar no aprendizado que o Espírito Santo, através do conteúdo, traz para nossas vidas.
VÍDEO DO ESTUDO DE SALMOS 146
Louvai ao Senhor!
Assim como todos os capítulos deste fechamento do livro de Salmos, o Salmo 146 começa e termina com a expressão “Louvai ao Senhor”, como se fosse uma ordenança para nós, leitores.
“Louvai ao Senhor! Ó minha alma, louva ao Senhor!”
Salmos 146:1
“O Senhor reinará eternamente; o teu Deus, ó Sião, é de geração em geração. Louvai ao Senhor!”
Salmos 146:10
Após todos os textos de Salmos onde lemos sobre perseguições, problemas, dores e dúvidas, no final do livro lemos: “Louvai ao Senhor”. Isso parece-me quase como uma analogia com as nossas vidas onde passamos por problemas, dificuldades de todos os tipos mas, no final, precisamos sempre nos lembrar de louvarmos ao Senhor, pois Ele é nosso refúgio, Ele é a certeza do descanso em meio à tribulação.
Confiança em homens
Este salmo é um salmo de contraste da confiança nos homens e da confiança em Deus. Aprendemos aqui que não devemos confiar em homens:
“Não confieis em príncipes nem em filhos de homens, em quem não há salvação. Sai-lhes o espírito, e eles tornam para sua terra; naquele mesmo dia, perecem os seus pensamentos.”
Salmos 146:3,4
Nos versos seguintes, o salmista nos ensina que devemos confiar em Deus, pois Ele é poderoso para nos ajudar.
Muitas vezes preferimos colocar a nossa confiança naquilo que vemos: seja nosso dinheiro, nossa família, algum especialista num assunto. É mais fácil, para nós, colocarmos a nossa confiança nestas coisas do que no Senhor todo-poderoso, a quem não vemos.
Todavia, como aprendemos aqui, este é um erro. Não existe salvação nos homens, nos especialistas, no dinheiro, no nosso trabalho e assim por diante. Só existe salvação verdadeira em Deus. Deus é eterno, todo o resto é passageiro. Confiamos em e vivemos para um Deus eterno, que não tem início nem fim. Confiamos num Deus poderoso, que pode fazer o que quiser, que não se limita às possibilidades da finitude do homem. Deus é o nosso Salvador, em quem devemos sempre depositar a nossa confiança.
A bem-aveturança
Assim como no primeiro Salmo, vemos que este salmo fala sobre uma bem-aventurança, que é justamente o contraponto da confiança nos homens:
“Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio e cuja esperança está posta no Senhor, seu Deus,”
Salmos 146:5
“Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”
Salmos 1:1
Este é o tema deste salmo a nossa confiança pessoal em Deus, que nos leva a louvá-lo.
Apenas estes versos iniciais já nos levam à questão: em quem temos depositado nossa confiança? Confiamos totalmente no nosso Senhor ou ainda guardamos um pouco da nossa confiança em nós mesmos ou naquilo que é passageiro?
Quem Ele é o que Ele faz
Este salmo lista alguns motivos pelos quais devemos confiar nEle, descansando na certeza de que Deus é nosso Senhor:
- Fez todas as coisas: Gênesis 1 e 2
- Guarda a verdade para sempre
- Faz justiça aos oprimidos
- Dá pão aos famintos
- Solta os encarcerados
- Abre os olhos aos cegos
- Levanta os abatidos
- Ama os justos
- Guarda os estrangeiros
- Ampara o órfão e a viúva
- Transtorna o caminho dos ímpios
- Reinará eternamente
Como sabemos que Deus é sim o detentor de todos estes atributos, como podemos não louvá-lo? Como é que não sairá de nossos lábios expressões de louvor e adoração a um Deus tão perfeito?
Louvor no nível pessoal
Note que este salmo fala de um louvor no nível pessoal:
“Louvai ao Senhor! Ó minha alma, louva ao Senhor!”
Salmos 146:1
Veremos que os próximos salmos do fechamento deste livro aumentam o escopo do louvor. Este primeiro salmo do encerramento do livro é um direcionamento para que nós, de maneira individual, louvemos ao nosso Deus.
Desafios do capítulo
Para este capítulo, tenho alguns desafios para você:
- Pense em quais outros textos bíblicos fazem um contraste entre a confiança em Deus e confiança nas pessoas. Tente se lembrar sem precisar olhar no Google ou pesquisar na sua bíblia;
- Escolha um destes textos e deixe seu comentário aqui falando qual texto você escolheu e por qual motivo;
- Assim como eu fiz uma relação de um dos pontos apresentados sobre Deus aqui com Gênesis 1 e 2, escolha um outro tópico e faça uma relação com algum outro texto bíblico. Deixe seu comentário dizendo qual relação você fez;
- Leia as respostas das outras pessoas e comente na que você achar mais interessante.
Paz.
Deixe um comentário