“E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia ainda que já o SENHOR se tinha retirado dele.” (Juízes 16:20)
Qual foi o motivo do Senhor ter se retirado de Sansão? A resposta mais comum que ouviremos para esta pergunta é a de que isso aconteceu pois Sansão teve seus cabelos cortados. Mas eu gostaria de propor algo.
Acredito que, quando os cabelos de Sansão começaram a ser cortados, o Senhor já não estava mais com ele, afinal, os cabelos, assim como outras coisas, eram apenas um sinal do seu voto com Deus, e não a essência. Não temos uma afirmação bíblica clara sobre quando isto aconteceu, mas acredito que possa ter sido assim.
Então qual foi o ponto onde Sansão perdeu a vez? Entendo que foi quando ele desobedeceu a Deus e colocou a sua paz acima de Deus. Veja, Dalila estava importunando ele ao ponto dele querer matá-la. Ele, por sua vez, querendo paz, querendo que aquilo acabasse, coloca sua vontade acima da vontade de Deus, abrindo detalhes de seu voto para sua esposa.
Ele poderia ter falado de outros aspectos de seu voto que, muito provavelmente, dariam no mesmo. A questão não foi o cabelo, foi a desobediência, foi a troca de prioridades.
Deus deve estar em primeiro lugar, sempre, não importam os motivos, não importam as circunstâncias, não existem desculpas.
Paz.
Deixe um comentário