Crentes e suas manias

Ontem subi ao monte para orar com alguns amigos. Não troll, não temos nenhuma superstição em relação a orar no monte, porém é um ótimo lugar para se ir, uma vez que não atrapalhamos ninguém e temos total liberdade.

Eu já vi de tudo por lá, um monte de coisas que considero bem estranhas e que eu, provavelmente, não faria. Procuro não julgar pois cada um tem suas manias e, contanto que estas manias não estejam contra a Palavra, sem problemas.

Oramos por algum tempo e, enquanto descíamos, subia um homem, um senhor de pouco mais de meia idade que tinha uma destas manias. A subida não é pequena e mesmo os mais jovens chegam lá já com algum cansaço. O que me surpreendeu foi o fato deste homem estar subindo de joelhos.

Isso mesmo, você não leu errado, ele estava subindo o monte de joelhos…

Como disse, eu costumo não julgar, mas desta vez não consegui me controlar. Eu só vejo as pessoas subindo escadas de joelhos quando são católicos que estão pagando alguma promessa. Nada contra os católicos que fazem isso mas, a Bíblia, em momento algum, nos pede este tipo de atitude.

Ok, pode ser que ele estivesse querendo se render a Deus, mostrando o quão pecador ele é, então resolveu se prostrar na presença de Deus do pé do monte até o seu cume. Porém, mesmo assim, continuaria bem estranho.

Vamos voltar à primeira hipótese, lembrando que é apenas um suposição, de que ele estivesse querendo “pagar” algum tipo de voto que tenha feito com Deus. Não é isso que a Bíblia nos ensina e eu fico boquiaberto com a quantidade de “manias” que nós, cristãos protestantes, herdamos ou copiamos de outras religiões.

Não vou entrar em detalhes destas “manias”, mas creio que você também já tenha visto algumas. Vou ser sincero, é difícil não julgar certas coisas.

Não precisamos deste tipo de sacrifício que visa comprar o favor de Deus. Só recebemos as coisas dEle por conta da Sua infinita graça. Não somos dignos de nada e, independentemente do que façamos, continuaremos não sendo. Você pode prometer o que for e pagar o que quiser, nada fará de você digno do favor de Deus. A graça, injusta por natureza, parte do princípio de que não precisamos ser dignos para recebê-la.

Por isso, meu pedido hoje é que você reflita sobre o quão indigno é de tudo o que Deus tem te dado e o quão bondoso é o nosso Pai.

E, se você quiser, se achar que deve, suba o monte de joelhos, só me ajude a entender isso.

Paz.


Comments

14 respostas para “Crentes e suas manias”

  1. elozilda bastos da silva

    Falando de mania, eu também tenha as minhas, gosta de (orar)falar com Deus de olhos fechados,pois acredito que só assim é o certo.

    1. Olá Elozilda. Bem vinda ao blog.

      Todos nós temos manias. A sua é bem normal…

      Paz!

    2. moises

      Nos temos o hábito de fechar os olhos quando queremos se concentrar em algo.
      De fato vc fechar os olhos está falando mais diretamente com Deus,sem a distração de perder a concentração com a visão. .. paz

      1. Olá Moisés, obrigado pelo comentário.

        Continue ligado no blog pois temos postagens novas todos os dias.

        Deus abençoe sua vida.

  2. Andréa

    Acredito que quando fechamos os olhos na oração, significa maior concentração espiritual.

    1. Olá Andréa, obrigado pelo comentário.

      Como disse no post, cada um tem as suas manias, nada de errado com elas.

      Eu também costumo fechar os olhos, só quando estou com muito sono que costumo orar andando, de olhos abertos.

      Deus abençoe sua vida.

      Paz.

  3. renato

    André parabéns pelo blog! Vejo que não há necessidade de sacrifício dessa maneira, pois, o sacrifício maior já foi pago na cruz. Isso não quer dizer que não devemos nos humilhar na presença de Deus, muito pelo contrário! Devemos sim, se humilhar. Porém, não ferindo o nosso corpo, carregando tijolo até um determinado lugar, (para pagar promessas). Lembrando que nossos templo do Espírito Santo e devemos cuidar bem dessa casa! Abr

    1. Olá Renato, obrigado pelo comentário e perdão na demora pela resposta.

      Concordo com você, temos que temer a Deus e nos humilhar na Sua presença.

      Deus abençoe sua vida.

  4. Brenno Cunha

    Muito bom seu material.
    Realmente temos muitos costumes engraçados, eu mesmo antes de casar (jovem) costumava fazer umas campanhas de oração antes de dormir, o problema é que eu muitas vezes dormia de joelhos…

    1. Olá Brenno, obrigado pelo comentário.

      Realmente fazemos muitas coisas engraçadas que, conforme o tempo passa, vemos que não eram necessárias ou estavam um pouco desajeitadas.

      Eu também já dormi algumas vezes orando, acontece com todo mundo. Eu dormia pois deixava para orar só antes de dormir, então começava a orar deitado. Não tinha uma oração de qualidade…

      Hoje faço diferente, minha primeira oração é uns 15 minutos depois de levantar, momento em que já estou bem acordado e não estou cheio de preocupações na cabeça.

      Deus abençoe sua vida!

  5. Marsileide Alves da Cruz

    kkkkkkkk até sorri agora!. eu fui criada em um lar cheio dessas manias, mas Deus tinha um plano para mim, pois não me adaptei a elas, moral da historia, minha mãe e meu pai aceitaram jesus, mas não comem carne na semana santa e nem na quarta-feira de cinzas…eu falo para ela se converter rs! assim! de leve… mas fazer o quê!? eu e meu esposo vamos para lá e ficamos passados com essas manias ou seja, chaga a ser cômico…kkkk mas tenho que respeitar e aceitar pois são meus pais, e respeito muito,apesar que sao servos de muita fé. meu pai nem concorda muito com as atitudes dela mas…

    1. Todos temos manias, não tem jeito. Tenho as minhas, minha esposa tem as dela e eu tenho certeza que um dia nossos filhos também vão achar algumas delas estranhas.

      Deus abençoe sua vida!

  6. Amanda

    Olá! Gostei do blog…encontrei por acaso e já achei muito interessante…

    1. Olá Amanda, obrigado pelo comentário.

      Temos novos posts todos os dias, por isso continue nos acompanhando. Todo sábado também lançamos um vídeo novo lá no canal do youtube!

      Deus abençoe sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *