Ícone do site JC na Veia

10 versículos sobre o papel da esposa

Versículos sobre o papel da esposa

Hoje trago para vocês os melhores versículos sobre o papel da esposa que podemos encontrar na bíblia. Certamente é uma seleção que ajudará muitas esposas a entenderem o que a bíblia diz, montar ministrações e aulas para encontros de mulheres.

Como fazemos de costume, a lista de versículos sobre o papel da esposa está disposta na ordem em que aparecem na bíblia. Inevitavelmente, a maior parte dos versículos sobre o papel da esposa está concentrada em Provérbios 31, o famoso provérbio de Lemuel. Baseado nos ensinamentos de uma sábia mulher, este provérbio deve ser conhecido por todos nós.

Todos os versículos sobre o papel da esposa foram extraídos da versão Almeida Corrgida Fiel (ACF).

Vídeo do canal sobre casamento

Versículos sobre o papel da esposa – VT

Começamos a nossa lista de versículos sobre o papel da esposa falando sobre a criação da mulher, onde Deus determina o papel de cada um. Aqui aprendemos que a mulher deve ser uma ajudadora para o homem, não estando atrás ou à frente dele, mas caminhando ao seu lado:

“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” (Gênesis 2:18)

No capítulo 14 de provérbios vemos que a mulher que é sábia não é uma descuidada com o seu lar e sua família:

“Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.” (Provérbios 14:1)

Em Provérbios 31 temos o grande e mais famoso texto sobre o papel da mulher conforme idealizado por Deus. Nesta lista de versículos sobre o papel da esposa começamos aprendendo que a mulher faz o bem para o seu marido:

“Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.” (Provérbios 31:12)

Trabalha com diligência para cuidar dos assuntos da casa:

“Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.” (Provérbios 31:13,14)

Sabe ser uma boa administradora do lar:

“Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.” (Provérbios 31:15,16)

Suporta o seu marido e deixa com que ele cumpra o seu papel:

“Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.” (Provérbios 31:23)

Terminamos a lista de versículos sobre o papel da esposa no antigo testamento aprendendo que ela é cuidadosa com os seus deveres e não se dá à preguiça:

“Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.” (Provérbios 31:27,28)

Versículos sobre o papel da esposa – NT

Já nos versículos sobre o papel da esposa do novo testamento, começamos aprendendo com Paulo que a mulher deve estar sujeita ao seu marido. Esse é um ponto muito delicado da Palavra e deve ter uma interpretação muito cuidadosa para que não sejam cometidos exageros:

“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.” (Efésios 5:22-24)

Na carta a Timóteo o apóstolo nos ensina mais algumas características:

“Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.” (1 Timóteo 3:11)

Em Tito e Pedro temos os últimos versículos sobre o papel da esposa:

“Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.” (Tito 2:4,5)

“Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;” (1 Pedro 3:1)

Ideias de ministrações com os versículos sobre o papel da esposa

Como o objetivo desse post é ajudar as pessoas a entender o papel da mulher no casamento e até mesmo ministrar sobre isso, seguem algumas ideias de ministrações que podem utilizar os versículos sobre o papel da esposa que nós separamos:

Mais versículos sobre o papel da esposa

Como fazemos nas nossas listas, caso você se lembre de outros versículos sobre o papel da esposa que não inserimos aqui, por favor nos diga qual é na seção de comentários e teremos o maior prazer em atualizar a nossa lista.

Não deixe de nos acompanhar no Youtube e baixar o nosso e-book gratuito 7 dias com Deus.

Paz.

Sair da versão mobile