Hoje preparamos uma lista de versículos sobre murmuração. Essa lista de versículos sobre murmuração pode te ajudar a preparar uma ministração, uma aula de EBD ou até mesmo uma reunião de célula.
Como de costume, estes versículos sobre murmuração estão organizados de acordo com o assunto mais específico que tratam e colocamos alguns comentários para ajudar.
Não esqueça que, caso você se lembre de algum versículo que não está nessa lista de versículos sobre murmuração, basta você deixar o seu comentário.
Versículos sobre murmuração
Antes de começar com a lista de versículos sobre murmuração, é importante entendermos o que a bíblia fala sobre o que é a murmuração. Na Palavra aprendemos que a murmuração acontece nose seguintes momentos:
- Quando nos queixamos do que está acontecendo conosco;
- Quando somos arrogantes, entendendo que somos maiores que os outros;
- Quando reclamamos;
- Quando invejamos as pessoas.
Estas atitudes representam a falta de aceitação da nossa condição, o que nos leva à murmuração.
“Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.” (Judas 1:16)
A murmuração é um pecado pois demonstra que não aceitamos o que o SENHOR tem feito em nossas vidas e acreditamos que merecemos algo melhor.
Falando sobre o inverso da murmuração, lá no canal do youtube nós tratamos sobre a gratidão:
Não se esqueça de inscrever-se em nosso canal no Youtube!
Versículos sobre murmuração – Mandamentos
A nossa lista de versículos sobre murmuração começa com alguns mandamentos que o SENHOR nos deixou. O primeiro deles fala que não devemos nos queixar uns contra os outros:
“Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.” (Tiago 5:9)
O segundo nos ensina que não devemos murmurar, de maneira mais geral:
“E não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor.” (1Coríntios 10:10)
O terceiro versículo sobre murmuração nos diz que devemos levar a nossa vida sem reclamar, assim seremos inculpáveis, mesmo em meio à uma geração corrompida.
“Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;” (Filipenses 2:14-15)
Versículos sobre murmuração – Conselhos
A Palavra também nos dá alguns conselhos sobre como devemos agir diante de algumas situações. No primeiro dos versículos sobre murmuração desta categoria, temos aquele que nos instrui a receber bem as pessoas:
“sendo hospitaleiros uns para os outros, sem murmurações.”
(1Pedro 4:9)
O segundo nos diz para deixarmos toda a murmuração para trás:
“Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,”
(1 Pedro 2:1)
Em um outro dos versículos sobre murmuração, Deus nos ensina sobre nossa posição em relação a Ele:
“Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura, a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?” (Romanos 9:20)
Versículos sobre murmuração – históricos
Temos também nesta lista de versículos sobre murmuração alguns que contam histórias sobre quando o povo murmurou. No primeiro que separamos, está a murmuração do povo no deserto:
“Tendo, pois, ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés e disse: Por que nos fizeste subir do Egito para nos matares de sede, a nós, e aos nossos filhos, e ao nosso gado?”
(Êxodo 17:3)
Novamente, o povo murmurou no deserto, dessa vez pedindo carne para que pudessem se alimentar. Este versículo sobre murmuração também nos ensina que ese é sempre um ato contra Deus:
“Disse mais Moisés: Isso será quando o Senhor , à tarde, vos der carne para comer e, pela manhã, pão a fartar, porquanto o Senhor ouviu as vossas murmurações, com que murmurais contra ele (porque quem somos nós?). As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o Senhor.”
(Êxodo 16:8)
Por conta das diversas murmurações, o povo acabou sofrendo no deserto:
“Neste deserto cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes;”
(Números 14:29)
Por fim, no Novo Testamento vemos o resultado de não querermos conhecer verdadeiramente a Deus, o que nos leva a diversos pecados, inclusive à murmuração:
“E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pai e à mãe;”
(Romanos 1:28, 30)
Ministrações sobre murmuração
Com estes versículos sobre murmuração existem diversas ministrações que você pode fazer. Seguem algumas sugestões:
- O cristão não deve murmurar: nesta ministração mais ampla, você pode utilizar todos os versículos sobre murmuração que trouxemos em nossa lista. Comece explicando o que é a murmuração, para depois falar sobre o que Deus pensa sobre isso e o que isso mostra sobre nós mesmos.
- Um dos motivos que levou o povo de Deus a permanecer no deserto: Falando mais especificamente sobre o quanto o povo de Deus murmurou durante a peregrinação para a terra prometida, existem diversos ensinamentos que podem ministrados.
Caso você tenha alguam outra ideia de ministração com este tema, por favor deixe o seu comentário.
Mais versículos sobre murmuração
Como fazemos em nossas outras listas de versículos, caso você tenha algum outro versículo sobre murmuração para compartilhar conosco, basta deixar o seu comentário aqui embaixo.
Nosso leitor Ney nos deu várias dicas de versículos sobre murmuração. Olha só:
“Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei.”
(Salmos 101:5)
“Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor.”
(Levítico 19:16)
“Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.”
(Tiago 4:11)
“Porque toda a natureza, tanto de bestas-feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.”
(Tiago 3:7,8)
Paz.