Neste estudo de 1 Tessalonicenses, capítulo 2, vamos falar sobre o que aconteceu em Filipos, como Paulo deu um bom testemunho e a referência que ele faz à volta de Cristo. Neste capítulo, vemos o seguinte:
- Paulo defende seu ministério (1 a 4)
- Como Paulo procedeu em Tessalônica (5 a 12)
- A perseguição à igreja de Tessalônica (13 a 16)
- Paulo deseja ir ver essa igreja novamente (17 a 20)
Como de costume, veremos alguns pontos específicos deste capítulo.
Vídeo do estudo de 1 Tessalonicenses 2
O que aconteceu em Filipos
Ao iniciar a defesa de seu ministério, Paulo lembra sobre o que aconteceu em Filipos:
“mas, havendo primeiro padecido e sido agravados em Filipos, como sabeis, tornamo-nos ousados em nosso Deus, para vos falar o evangelho de Deus com grande combate.”
1 Tessalonicenses 2:2
Lemos sobre essa história no nosso estudo de Atos 16, onde Lucas narra sobre estes acontecimentos. Caso queira se lembrar do que se passou, você também pode consultar o vídeo que fizemos sobre o estudo.
Em Filipos, Paulo e Silas são presos após expulsarem o espírito de uma menina que adivinhava e dava muito lucro para seus senhores. Eles são acusados de irem contra César (imperador romano), dizendo que existia outro Rei.
Como a perseguição em Filipos é muito forte, Paulo diz aqui que padeceu e “foi agravado” em lá naquela cidade. O resultado disso, como o próprio apóstolo fala, é que eles se tornaram mais ousados em Deus para falar do evangelho em Tessalônica.
Note como podemos tirar proveito das situações difíceis pelas quais passamos: elas nos deixam mais fortes. Paulo foi severamente perseguido em Filipos e deixa claro aqui que isso fez com que sua ousadia aumentasse. Deus vai usar as dificuldades pelas quais passamos para nos forjar, para nos fortalecer e nos tornar pessoas mais experientes.
O testemunho do ministro
Paulo continua então sua carta falando sobre como ele procedeu no tempo em que esteve com aquelas pessoas em Tessalônica:
“Vós e Deus sois testemunhas de quão santa, justa e irrepreensivelmente nos houvemos para convosco, os que crestes. Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos, para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória.”
1 Tessalonicenses 2:10-12
Neste ponto, voltamos a falar sobre a importância de termos um bom testemunho. Se você vem acompanhando nossos estudos, já deve ter notado como a Palavra fala, diversas vezes, sobre esta questão do testemunho do cristão. Devemos andar de maneira correta, da maneira que agrada a Deus. Isso vai nos livrar e problemas e vai ser importante para falarmos de Cristo para as pessoas.
Note também que Paulo diz que a maneira como eles se comportaram lá tinha o objetivo de levar as pessoas a terem uma vida digna diante de Deus, com a finalidade de atenderem ao chamado do Senhor para o seu reino e glória. Isso significa que a maneira como nós vivemos as nossas vidas aqui, influencia diretamente na maneira como as pessoas vão atender ao chamado do Senhor.
A segunda referência ao retorno de Cristo
No final do capítulo 2 Paulo faz a segunda referência dessa carta ao retorno de Cristo:
“Porque qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura, não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda? Na verdade, vós sois a nossa glória e gozo.”
1 Tessalonicenses 2:19,20
Assim como se aprofundou um pouco mais no assunto “o retorno de Cristo” no capítulo 1, vemos Paulo fazendo isso novamente aqui.
Desta vez ele explica algo muito importante: o que realmente importa para nós no retorno de Cristo, são as pessoas que alcançamos e discipulamos. Nossas posses, nosso emprego, aquilo que conquistamos, nada disso importará.
Isso nos ensina sobre as prioridades que temos que ter em nossas vidas. Conforme as palavras de Cristo:
“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”
Mateus 6:33
Não estou dizendo que devemos ignorar nosso trabalho, família ou outras obrigações. Paulo mesmo vai elucidar isso para a igreja de Tessalônica nessa carta. O que estou dizendo é que as nossas prioridades, a partir do momento em que nos convertemos, devem mudar.
Para compreender melhor
Como fiz no capítulo 1, aqui também deixo duas atividades para esse estudo de 1 Tessalonicenses, capítulo 2:
- Versículo para decorar: “para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória.” (1 Tessalonicenses 2:12)
- Desafio do capítulo: Para este capítulo, você deve colocar aqui nos comentários dois versículos que se relacionam com o versículo 15. Devem ser versículos que falam sobre como os judeus mataram Jesus ou algum dos profetas.
Paz.
Deixe um comentário