Neste estudo de 1 Tessalonicenses, capítulo 5 vemos as intruções finais da carta para a igreja de Tessalônica. São ensinamentos práticos, com os quais todos nós podemos nos conectar. Além disso, temos um dos versículos mais famosos da Palavra.
O capítulo está organizado da seguinte forma:
- O dia do Senhor virá como o ladrão da noite (1 a 5)
- Vigiem, sejam sóbrios (6 a 8)
- Deus nos destinou para a salvação (9 a 11)
- Reconheçam os que presidem (12 e 13)
- Instruções geral (14 a 24)
- Saudação final (25 a 28)
Vamos analisar, como de costume, alguns destes pontos.
Vídeo do estudo de 1 Tessalonicenses 5
A volta de Cristo
Em todos os capítulos desta carta, vimos algum ensinamento sobre a volta de Cristo. Aqui, no final da carta, Paulo fala, mais uma vez, sobre o assunto:
“porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite. Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão.”
1 Tessalonicenses 5:2,3
Ele estava lembrando àquela igreja que ninguém sabe o dia ou a hora da volta do Senhor. É possível, pelo o que lemos nas cartas de Paulo, que a igreja de Tessalônica estivesse aguardando que Cristo voltasse em breve, ainda naquela geração. Nessa época, fazia algo em torno de 20 anos que Cristo havia ascendido aos céus. Então Paulo deixa muito claro que o Senhor viria quando ninguém esperasse.
Com isso, Ele afirma, nos versos 4 e 5 que aquelas pessoas da igreja de Tessalônica poderiam ficar tranquilas, pois eram “filhas da luz” e o dia da volta de Cristo não seria uma surpresa para eles. Então, além de ensinar um pouco mais sobre a volta de Jesus, ainda tranquiliza a igreja sobre o assunto.
Desta forma, a instrução de Paulo é: “vigiem e sejam sóbrios”, ou seja, estejam atentos em todo o tempo para viverem uma vida santa, mantendo a fé, o amor e a esperança na salvação futura. A mesma coisa vale para nós: somos filhos da luz, não precisamos nos preocupar se o Senhor voltará hoje ou após a nossa morte. O que precisamos fazer é nos mantermos vigilantes, na fé, no amor e na esperança da salvação.
Diversas instruções
Mais para o final da carta, Paulo começa a dar diversas instruções para aquela igreja. Destaco o verso mais famoso da carta, que é:
“Orai sem cessar.”
1 Tessalonicenses 5:17
Além da oração incessante, Paulo dá as seguintes instruções:
- Honrem aqueles que presidem
- Tenham paz entre vocês e os que os presidem
- Admoestem os insubmissos
- Consolem os desanimados
- Sustentem os fracos
- Sejam pacientes com todos
- Não retribuam o mal com o mal
- Façam sempre o bem uns com os outros
- Façam sempre o bem, com todos
- Alegrem-se sempre
- Orem sem parar (como já mencionei)
- Agradeçam a Deus em tudo
- Não apaguem o Espírito
- Não desprezem as profecias
- Examinem tudo
- Retenham o bem
- Fiquem longe de todo o tipo de mal
Podemos falar por muito tempo sobre cada um destes pontos. Um exemplo disso é quando lemos o verso 18, que nos ensina a agradecer:
“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”
1 Tessalonicenses 5:18
O que estamos lendo aqui é que precisamos agradecer a Deus em todos os momentos bons, não nos esquecendo que Ele é o nosso provedor, nosso salvador, nosso abençoador. Não podemos esquecer que é graças a Ele que temos o que temos, vivemos o que vivemos e nos alegramos.
Porém, esta instrução de Paulo também nos pede que agradeçamos a Deus nos momentos onde as coisas estão na mesma ou, até mesmo, ruins. Somos ensinados aqui que precisamos agradacer em tudo, em todos os momentos. Se temos passado por dias difíceis, precisamos agradecer, pois Deus está nos forjando, nos tornando pessoas mais fortes.
Paulo podia falar muito bem sobre isso, uma vez que, por diversas vezes, encontrou-se preso, sofrendo ou sendo acusado de crimes que não havia cometido.
Refletir sobre estes pontos, que são diretos, de fácil entendimento, nos permite ter uma visão de algumas áreas onde podemos melhorar.
Creio que esta seja uma boa oportunidade para refletir sobre estes pontos e deixar o Espírito santo guiar você.
O término da carta
Paulo termina a carta com dois momentos distintos. O primeiro é uma oração:
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
1 Tessalonicenses 5:23
Novamente ele fala sobre a necessidade da santidade e ora pedindo que Deus os santifique. Também usa, novamente, algo relacionado a serem encontrados “irrepreensíveis” na vinda de Jesus.
A repetição do assunto, e até mesmo das palavras, nos dá o senso de urgência que o apóstolo quis passar para aquela igreja, que vale para nós até hoje.
O segundo é pedindo que a carta seja lida a todos os irmãos:
“Pelo Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os santos irmãos. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém!”
1 Tessalonicenses 5:27,28
Estas palavras não eram para a liderança da igreja, para os anciãos ou apenas para os diáconos. Era para toda a igreja. Da mesma forma, estas palavras valme para toda a igreja hoje em dia.
Para compreender melhor
Como tenho feito neste nosso estudo, aqui também deixo duas atividades para esse estudo de 1 Tessalonicenses, capítulo 5:
- Versículo para decorar: “Orai sem cessar.” (1 Tessalonicenses 5:17)
- Desafio do capítulo: Para este capítulo, seu desafio é comentar aqui qual das instruções de Paulo você acha mais importante para a sua vida e por qual motivo. Capriche na resposta!!
Paz.
Deixe um comentário