Em Êxodo 15, vemos a alegria do povo ao ver que o exército de faraó havia sido destruído e também como Deus provê água quando precisaram.
O capítulo está dividido da seguinte forma:
- O cântico de Moisés (1 a 19)
- A dança de Miriã (20 a 21)
- As águas amargas tornam-se doces (22 a 27)
Veremos estes pontos com mais detalhes.
O cântico de Moisés
Após o livramento milagroso, Moisés entoa um cântico:
Então, cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor; e falaram, dizendo: Cantarei ao Senhor, porque sumamente se exaltou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. O Senhor é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei.
Êxodo 15:1,2
Nesse cântico, Moisés adora a Deus dizendo:
- Minha força
- Meu cântico
- Minha salvação
- Meu Deus
- Varão de guerra
- Senhor
- Grande em excelência
- Glorificado em santidade
- Terrível em louvores
- Opera maravilhas
- Braço forte
- Reina eternamente
Veja como, em apenas uma música, Moisés consegue declarar tantas verdades sobre o Senhor. Precisamos conhecer o Senhor profundamente para podermos adorá-lo de maneira devida.
Além disso, em momentos de grande alegria, precisamos nos lembrar que tudo de bom que acontece conosco vem do Senhor. Nós não podemos nada por nós mesmos, nossas vitórias não são resultado do nosso esforço, mas sim da graça de Deus sobre nossas vidas.
A dança de Miriã
Miriã, aqui chamada de profetisa, também canta e toca seu tamboril:
“Então, Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. e Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque sumamente se exaltou e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.”
Êxodo 15:20,21
Miriã é a primeira mulher na bíblia a ser chamada de profetisa. Em Miquéias 6:4 temos uma referência da importância dela na história do povo de Israel:
“Certamente, te fiz subir da terra do Egito e da casa da servidão te remi; e pus diante de ti a Moisés, Arão e Miriã.”
Miquéias 6:4
As mulheres sempre foram e sempre serão de importância vital para o povo de Deus. Muitas pessoas tentam disseminar a mentira de que a bíblia menospreza o papel da mulher. Só afirma isso quem não conhece a importância que a bíblia dá para o papel das mulheres.
As águas amargas
Três dias após se alegrarem com o livramento dado pelo Senhor, os Israelitas começam a reclamar sobre a falta de água:
“Depois, fez Moisés partir os israelitas do mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto e não acharam água. Então, chegaram a Mara; mas não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso, chamou-se o seu nome Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?”
Êxodo 15:22-24
Moisés clama ao Senhor que, mais uma vez, vem com livramento, transformando aquelas águas amargas, em águas doces. Após isso, Deus lhes define um estatuto:
“E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor, que te sara.”
Êxodo 15:26
Deus se apresenta então como “o Senhor que te sara”.
Aprendizado do capítulo
Este é um capítulo onde, além de conhecermos mais sobre a história do povo de Israel, conhecemos mais sobre o Senhor.
Ao apresentar-se como “o Senhor que te sara”, percebemos como Deus está acima das enfermidades, sendo mais poderoso do que qualquer condição física. Isso nos dá a esperança de que, mesmo nas piores situações, podemos confiar no Senhor, pois Ele é poderoso para fazer qualquer milagre.
Além disso, em seu cântico, Moisés usa diversas qualidades para descrever o Senhor. Ele diz, por exemplo, que o Senhor é a nossa força, ou seja, não somos fortes por nós mesmos, não aguentamos as dificuldades da vida por nós mesmos, mas só pela força que o Senhor nos concede.
Ele também diz que o Senhor é a nossa salvação. Não podemos nos salvar por nós mesmos. Tudo isso que aconteceu no Egito com o povo de Israel é, mais uma vez, uma figura para o que acontece conosco. Assim como eles não foram salvos pelos seus próprios meios, nós não somos salvos pelas nossas obras, mas pelo milagre de Deus, pela graça do Senhor. Nós não tivemos que fazer nada para sermos salvos. O Senhor nos salvou e fez todo o trabalho por nós.
Neste capítulo, separe um tempo para meditar em tudo o que Deus é para você. Aprenda com Moisés a identificar no Senhor diversas qualidades e adore-o por isso.
Deixe um comentário