Em Êxodo 18 vemos o encontro de Moisés com seu sogro Jetro, que lhe aconselha sobre como poderia aliviar a carga de cuidar de todos os problemas que o povo lhe trazia.
O capítulo apresenta os seguintes eventos:
- Moisés e Jetro se encontram (1 a 12)
- Jetro aconselha Moisés (13 a 27)
Vamos olhar estes eventos em detalhes.
Moisés e Jetro se encontram
O capítulo começa com o encontro de Moisés com seu sogro, esposa e filhos. Lembre-se que, no capítulo 4 eles têm uma discussão e, em algum momento posterior eles se afastam um do outro. Muitos estudiosos acreditam que Moisés tenha tirado sua esposa do Egito por conta das pragas, com a intenção de protegê-la. Após Israel sair do Egito, Jetro traz a sua filha de volta para o marido.
Durante o encontro, Moisés conta a seu sogro o que o Senhor havia feito:
“E Moisés contou a seu sogro todas as coisas que o Senhor tinha feito a Faraó e aos egípcios por amor de Israel, e todo o trabalho que passaram no caminho, e como o Senhor os livrara.”
Êxodo 18:8
A resposta de Jetro diante do que o Senhor havia feito é maravilhosa:
“E Jetro disse: Bendito seja o Senhor, que vos livrou das mãos dos egípcios e da mão de Faraó; que livrou a este povo de debaixo da mão dos egípcios. Agora sei que o Senhoré maior que todos os deuses; porque na coisa em que se ensoberbeceram, os sobrepujou.”
Êxodo 18:10,11
Jetro era sacerdote de Midiã, porém, o fato dele estar assentado, comendo juntamente com o povo de Israel provavelmente mostra que ele não era um idólatra de outros deuses, mas que tinha aceitado a fé de Moisés. Não temos uma evidência bíblica a respeito disso, mas é o que alguns estudiosos acreditam.
Neste trecho temos dois pontos para estudar: o primeiro é referente à importância de falarmos das obras de Deus. Jetro foi impactado pelo testemunho de Moisés, que contou como Deus havia feito maravilhas. Da mesma forma nós precisamos falar para as pessoas sobre todas as maravilhas que Deus faz no meio de nós.
O outro ponto é que vemos aqui Deus se relacionando com o seu povo e também com o povo gentio, na figura de Jetro. Quase como um indício do que aconteceria após a morte e ressurreição de Jesus, quando os gentios passam a fazer parte do povo de Deus.
Jetro aconselha Moisés
Então Jetro vê a situação de Moisés e o aconselha:
“E aconteceu que, ao outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde. Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde?”
Êxodo 18:13,14
Moisés precisava trabalhar muito para aconselhar todo o povo de Israel em seus negócios e disputas. Por isso Jetro lhe instrui a delegar as decisões menores para pessoas que ele confiasse. Esta é uma lição de liderança que é estudada até hoje.
“E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro e fez tudo quanto tinha dito; e escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo: maiorais de mil e maiorais de cem, maiorais de cinquenta e maiorais de dez. E eles julgaram o povo em todo tempo; o negócio árduo traziam a Moisés, e todo negócio pequeno julgavam eles.”
Êxodo 18:24-26
O ponto que aprendemos aqui é que todos nós podemos precisar de ajuda e isso não é algo ruim. Deus levanta pessoas para nos ajudar, para nos apoiar nas nossas fraquezas e dificuldades. Não estamos sozinhos quando estamos inseridos no corpo de Cristo.