Neste estudo de êxodo 24, veremos como Deus chama Moisés para lhe passar mais informações sobre a lei e como Moisés transmite algumas coisas de Deus para o povo de Israel.
O capítulo apresenta os seguintes eventos:
- Continuação da fala de Deus (1 e 2)
- Moisés edifica o altar (3 a 8)
- Moisés sobe ao monte (9 a 18)
Veremos estes pontos com mais detalhes.
Conexão com o capítulo 23
O capítulo começa apresentando a continuação do capítulo 23. Deus continua falando nestes primeiros dois versículos mas, dessa vez, direciona sua fala para algo que Moisés deveria fazer:
“Depois, disse a Moisés: Sobe ao Senhor, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e inclinai-vos de longe. E só Moisés se chegará ao Senhor; mas eles não se cheguem, nem o povo suba com ele.”
Êxodo 24:1,2
A partir daqui, temos um momento onde Moisés se dirige ao povo, constrói o altar e, após isso, volta para o monte do Senhor, onde tem uma conversa de maneira mais particular.
Note que, até a metade do capítulo 20, todo o povo ouviu ao Senhor, após isso, o povo pede que Moisés atue como intermediário (Êxodo 20:19) e então tudo o que acontece após isso é ouvido apenas por Moisés, que precisa repassar para o povo aquilo que o Senhor havia falado.
Moisés edifica o altar
Após Deus falar com o povo e instruir que Moisés subisse ao monte com mais algumas pessoas, Moisés edifica um altar e prepara o povo.
O versículo 3 diz:
“Vindo, pois, Moisés e contando ao povo todas as palavras do Senhor e todos os estatutos, então, o povo respondeu a uma voz. E disseram: Todas as palavras que o Senhor tem falado faremos.”
Êxodo 24:3
Moisés termina de ouvir ao Senhor, vai até o povo e conta para eles tudo o que o Senhor havia falado. Escreve tudo o que o Senhor havia pedido no que é chamado de “Livro do concerto” e anuncia para o povo:
“E tomou o livro do concerto e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o Senhor tem falado faremos e obedeceremos.”
Êxodo 24:7
Ao ouvir tudo isso, por duas vezes o povo responde: “Todas as palavras que o Senhor tem falado faremos”.
O que acontece é que, como vamos ver nos próximos capítulos, essa resposta não se mantém verdadeira por muito tempo.
Por exemplos como esse é que precisamos sempre pensar bem no que é a vida com Deus, no que Deus nos pede e do que precisamos abrir mão antes de, apenas por emoção, responder o chamado do Senhor. Andar com Deus, servir ao Senhor é, sem dúvida alguma, a melhor decisão das nossas vidas, mas não podemos tomar essa decisão sem entender o que ela significa.
Moisés sobe o monte
Ainda neste capítulo vemos que Moisés sobe o monte juntamente com outras pessoas, para falar com o Senhor. Lá eles têm uma visão dd Deus:
“E subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, e viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como uma obra de pedra de safira e como o parecer do céu na sua claridade.”
Êxodo 24:9,10
Chamou-me a atenção o fato da ARC ter traduzido a passagem como “e viram o Deus de Israel”. Isso seria uma incoerência com outras passagens bíblicas que afirmam que ninguém jamais viu a Deus, como por exemplo, João 1:18.
Para resolver essa questão, uma interpretação comum é a de que eles viram uma manifestação parcial da glória de Deus, até mesmo pois, caso contrário, teriam sido consumidos.
Outro ponto interessante dessa passagem é o fato de Moisés ter subido o monte e ter ficado seis dias esperando o Senhor:
“E, subindo Moisés o monte, a nuvem cobriu o monte. E habitava a glória do Senhor sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e, ao sétimo dia, chamou o Senhor a Moisés do meio da nuvem.”
Êxodo 24:15,16
Não temos uma explicação na Palavra para isso, mas alguns interpretam que esse tempo daria um espaço para provar o coração do povo de Israel, para entender se estavam sendo sinceros em sua obediência ou se estavam apenas respondendo de maneira emocional.
O fato é que mesmo tendo que esperar por seis dias, Moisés permaneceu lá. Algumas vezes as coisas não vão acontecer na hora que pensamos que devem acontecer, quem decide o tempo é Deus. Se nos submetemos a Ele e o chamamos de Senhor, precisamos entender que somos submissos a Ele, mesmo quando não compreendemos algo.