Resumo do estudo de Êxodo 39
Neste estudo de Êxodo 39, veremos o término da construção do tabernáculo, com todos os seus utensílios, móveis e estruturas finalizados.
O capítulo apresenta os seguintes assuntos:
- As vestes sacerdotais (1 a 31)
- O término da obra (32 a 43)
Vamos entender hoje o que podemos aprender com este capítulo.
A repetição do assunto
Como já falamos anteriormente, estes últimos capítulos apresentam a construção do tabernáculo, conforme o Senhor ordenou a Moisés, ou seja, vemos uma repetição dos mesmos detalhes.
Dentro dessa repetição de detalhes de cada artefato do tabernáculo, aqui no capítulo 39, temos uma repetição que se destaca por aparecer 10 vezes no texto. Note, apenas como exemplo, o verso 1 e o verso 39, último verso do capítulo:
“1 Fizeram também as vestes do ministério, para ministrar no santuário, de pano azul, e de púrpura, e de carmesim; também fizeram as vestes santas para Arão, como o Senhor ordenara a Moisés.“
Êxodo 39:1, destaque do autor
“Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o Senhor ordenara, assim a fizeram; então, Moisés os abençoou.”
Êxodo 39:43, destaque do autor
Como falei, vemos ligeiras variações desse texto “como o Senhor ordenara a Moisés” dez vezes apenas nesse capítulo.
Já falamos desse assunto no estudo de Êxodo, mas não podemos ignorar o fato de que existe aqui a recorrência desse tema, dessa vez com ainda mais intensidade: precisamos fazer as coisas conforme o Senhor ordena.
A vida do cristão não deve ser levada de maneira que suas vontades sejam satisfeitas, mas sim de uma forma que satisfaça à vontade de Deus. Isso vai totalmente contra a cultura do mundo, que nos ensina que devemos viver para nós mesmos, buscar os nossos interesses, fazer do nosso jeito, atingir os nossos objetivos.
Mas esse não é o estilo de vida do cristão. Basta nos lembrarmos dos textos neotestamentários que falam desse assunto, como por exemplo:
“E disse: Farei isto: derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus.”
Lucas 12:18-21
Se tentarmos viver do nosso jeito, fazendo as nossas vontades, seremos como um louco, que ignora os tesouros que podem ser ajuntados para a eternidade.
O povo fez tudo conforme Deus ordenou, nós devemos fazer a mesma coisa. Devemos levar a nossa vida como Deus deseja que vivamos, não como o mundo prega ou como nossa carne deseja. Deus nos deixou a Sua Palavra e nela encontramos tudo o que precisamos saber para fazer a Sua vontade.
Devemos também nos lembrar das palavras de Paulo:
“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.”
Efésios 5:15-17, destaque do autor
Quando entendemos a vontade do Senhor, aprendemos a usar melhor o nosso tempo.