Bíblia aberta em êxodo 40, representando o estudo de Êxodo 40

Estudo de Êxodo 40

Resumo do estudo de Êxodo 40

Nesse estudo de Êxodo veremos que Moisés levanta o tabernáculo como Deus ordenou e como o povo de Israel continuou a se mover apenas conforme a vontade do Senhor.

O capítulo 40 apresenta os seguintes pontos:

  • Deus manda Moisés erguer o tabernáculo (1 a 15)
  • O povo levanta o tabernáculo (16 a 33)
  • A nuvem sobre o tabernáculo (34 a 38)

Vamos entender o que podemos aprender com esse capítulo.

A ordem de Deus

Mais uma vez vemos como o povo de Israel, nesse momento de sua jornada, seguia a vontade de Deus exatamente como lhes era ordenado.

No primeiro bloco deste capítulo, dos versos 1 a 15, Deus dá a ordem. No segundo bloco, dos versos 34 a 38, o povo obedece à ordem Deus, assim como o Senhor havia solicitado.

Novamente o povo obedece ao que o Senhor havia solicitado que eles fizessem como obra.

Porém, essa não é a história completa do povo de Israel. Se olhamos apenas para a parte final do livro de Êxodo, podemos até pensar que o povo era extremamente obediente, que eles seguiam os mandamentos do Senhor à risca.

Mesmo olhando para o livro como um todo, podemos ser levados à pensar que o povo de Israel se arrependeu de alguns deslizes que cometeu, como as reclamações ou o bezerro de ouro, e agora estavam, finalmente, livres da desobediência.

Porém, como sabemos, a história do povo de Israel não termina aqui em Êxodo. Mais para frente, nos livros que continuam contando essa história, vemos como o povo se desviou dos caminhos do Senhor e abandonou a obediência a Seus estatutos.

Vejamos, por exemplo, o episódio de Números 11:

E aconteceu que, queixando-se o povo, era mal aos ouvidos do Senhor; porque o Senhor ouviu-o, e a sua ira se acendeu, e o fogo do Senhor ardeu entre eles e consumiu os que estavam na última parte do arraial. Então, o povo clamou a Moisés, e Moisés orou ao Senhor, e o fogo se apagou. Pelo que chamou aquele lugar Taberá, porquanto o fogo do Senhor se acendera entre eles. E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar e disseram: Quem nos dará carne a comer? Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos. Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos. E era o maná como semente de coentro, e a sua cor como a cor de bdélio. Espalhava-se o povo, e o colhia, e em moinhos o moía, ou num gral o pisava, e em panelas o cozia, e dele fazia bolos; e o seu sabor era como o sabor de azeite fresco. E, quando o orvalho descia, de noite, sobre o arraial, o maná descia sobre ele. Então, Moisés ouviu chorar o povo pelas suas famílias, cada qual à porta da sua tenda; e a ira do Senhor grandemente se acendeu, e pareceu mal aos olhos de Moisés.

Números 11:1-10

Vale lembrar que o livro de Números é um dos livros que se seguem logo após o de Êxodo, que continua contando a história desse povo.

Uma das questões que podemos ver aqui é que o povo de Israel foi muito bom em fazer as coisas que Deus pediu, mas não foi bom em ser da forma que Deus ordenou.

Eles fizeram a obra do tabernáculo de maneira ímpar, mas não conseguiram viver de acordo com o que o Senhor havia pedido. Conseguiram construir, mas não conseguiram se transformar.

A nossa vida, como cristãos, não é uma vida baseada em boas obras que os homens podem ver, mas sim uma vida baseada na fé em Cristo, que nos transforma de dentro para fora. Essa fé transformadora é que nos leva às boas obras. Logo, as boas obras não são a base, não são o fundamento, elas são a consequência.

Num paralelo com a nossa vida atual, é como se fôssemos muito bons em organizar um evento beneficente ou para arrecadar recursos, mas fôssemos péssimos em amar o nosso próximo ou em perdoar.

A nuvem

O ponto principal desse capítulo é, sem dúvidas, a apresentação da nuvem que cobriu o tabernáculo:

“Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo, de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem ficava sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. Quando, pois, a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, então, os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas. Se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam até ao dia em que ela se levantava; porquanto a nuvem do Senhor estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.”

Êxodo 40:34-38

A partir daquele momento em que o tabernáculo foi levantado, Deus passou a habitar no meio do seu povo. Isso agora era incontestável.

A tenda da congregação, o santíssimo lugar, substituía a tenda que Moisés havia feito para se encontrar com Deus. Agora todo o povo sabia, e via, que a presença de Deus estava entre eles.

Vendo a presença de Deus através da nuvem e do fogo, o povo de Israel se movia apenas quando Deus permitia.

No livro de Números, no capítulo 9, vemos que, às vezes, o povo ficava até um mês no mesmo lugar, pois a presença de Deus não se movia. Outras vezes ficavam apenas um dia ou poucos dias. Eles se moviam apenas se a presença de Deus se movesse.

Essa deve ser a nossa vida: fazermos aquilo que Deus está nos direcionando a fazer. Devemos buscar isso pois, quando fazemos aquilo que Deus manda, certamente seremos abençoados.


Comments

0 resposta para “Estudo de Êxodo 40”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *