Em Gênesis 22 vemos a história de como Abraão prova a sua fé em Deus quando se dispõe a oferecer Isaque como sacrifício para Deus.
O capítulo apresenta os seguintes eventos:
- Deus pede Isaque para Abraão (1 a 3)
- Abraão prepara o sacrifício (4 a 10)
- Deus impede Abraão (11 a 14)
- A benção de Deus sobre Abraão (15 a 19)
- A família de Naor (20 a 24)
Veremos alguns destes pontos
VÍDEO DO ESTUDO DE GÊNESIS 22
A prova de fé
O capítulo começa mostrando que a fé de Abraão é provada:
“E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.”
Gênesis 22:1,2
Veja que apesar da tradução que uso utilizar a palavra “tentou”, podemos entender aqui que essa foi uma provação, e não uma tentação no sentido que estamos acostumados a usar hoje em dia. Deus prova a fé de Abraão pedindo-lhe seu filho. Deus não prova nossa fé para que caiamos no pecado, mas para extrair o melhor de nós. Satanás nos tenta para nos levar ao pecado.
A caminhada durou um total de 3 dias. Foram três dias onde Abraão teve tempo para pensar no que fazer, em sentir tudo o que precisava sentir em relação a esse pedido de Deus. Ao final dos dois primeiros dias, Abraão já tinha, a meu ver, uma conclusão:
“E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e, havendo adorado, tornaremos a vós.”
Gênesis 22:5
Abraão, durante essa prova de fé, em minha opinião, tinha completa certeza de que Deus não levaria seu filho. Tanto que ele diz para Isaque:
“E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos.”
Gênesis 22:8
A grande questão que fica aqui é: por qual motivo Deus precisou provar a fé de Abraão? Ele já tinha demonstrado fé ao sair da casa de seus pais, abandonando uma vida politeísta para seguir ao único Deus verdadeiro. Era necessário provar a sua fé novamente?
Encontramos a resposta na própria Palavra, na carta de Tiago:
“Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.”
Tiago 1:2-4
A prova da nossa fé nos leva à paciência, à perseverança. Deus trabalha no nosso caráter através dessas provas de fé. Por isso, devemos encará-las com alegria, sabendo que Deus não nos abandonou e continua trabalhando em nós.
O encontro com Cristo
Nesse capítulo, como em toda a bíblia, também nos encontramos com Cristo.
Isaque, o filho da promessa, ao ser levado para ser sacrificado, prefigura o Cristo, o filho da promessa, que é levado para ser sacrificado para que todas as nações da terra sejam abençoadas.
Consegue perceber a semelhança? Da mesma forma que Isaque sai vivo desse sacrifício, Cristo termina ressurreto e vive até hoje.
Rebeca é apresentada
Mais para o fim do capítulo, temos a história das gerações dos irmãos de Abraão, tudo isso para culminar neste versículo, onde Rebeca é apresentada:
“E Betuel gerou Rebeca. Estes oito deu Milca a Naor, irmão de Abraão.”
Gênesis 22:23
Rebeca será a futura esposa de Isaque, como veremos nos capítulo a seguir, com quem ele terá Esaú e Jacó.
Desafio do capítulo
Deixe o seu comentário falando sobre um momento onde a sua fé foi provada.
Paz.