Ícone do site JC na Veia

Estudo de Gênesis – Capítulo 38

Bíblia, caderno de anotações e caneca de café sobre a mesa

Gênesis 38 conta a terrível história de Judá e Tamar, sua nora, com quem ele tem um filho. É um capítulo cheio de reviravoltas, que tem muito a nos ensinar.

Neste capítulo vemos os seguintes acontecimentos:

Vamos ver alguns destes pontos com mais detalhes.

VÍDEO DO ESTUDO DE GÊNESIS 38

Quem são estes personagens?

Uma maneira de entendermos melhor capítulos como esse é entendendo o que a Bíblia fala sobre cada personagem que aparece na história. Como este capítulo apresenta algumas pessoas diferentes, vale a pena entender bem quem é quem.

Além de entender os personagens, também podemos entender os lugares. Judá sai da casa de seu pai e vai para Adulão, uma cidade que ficava próxima a Hebrom, mas já fora do convívio com a família, permitindo assim que ele trouxesse, para dentro da linhagem de Israel, outros povos.

Como já falamos anteriormente, na história do povo de Israel, todas as vezes que eles se casavam com pessoas de outros povos, pecados se tornavam comuns no meio do povo, trazendo consequências terríveis para eles.

O que aprendemos aqui não é nenhuma regra sobre o casamento, mas nos lembramos sobre o perigo de misturarmos aquilo que é do Reino com o que é do mundo. Não podemos conciliar o amor ao mundo e o amor a Deus. Se tentarmos servir dois senhores, não vamos agradar a algum deles.

a história de Tamar

A história de Judá e Tamar, que faz uma pausa na história de José, mostra a falta de fidelidade ao Senhor.

Rúben, o primogênito de Israel havia se deitado com Bila, cometendo um pecado contra seu pai. Simeão e Levi, igualmente, haviam causado um grande problema para Israel com a sua ira desenfreada. Tudo indicava que Judá seria o filho que receberia o direito da primogenitura. Porém, como vemos nesse capítulo, Judá não estava tão alinhado assim com o Senhor:

“E conheceu-os Judá e disse: Mais justa é ela do que eu, porquanto não a tenho dado a Selá, meu filho. E nunca mais a conheceu.”

Gênesis 38:26

Judá se torna tão ciente do seu erro que chega a afirmar que Tamar era mais justa que ele, mesmo tendo enganado-o.

Após Onã ter se recusado a cumprir sua obrigação de dar um filho para seu irmão e, por isso, morrer, Judá não cumpre sua palavra para Tamar. Ele havia prometido que daria seu filho Selá para se casar com ela, para que ela não ficasse viúva, mas não cumpre sua promessa.

A desobediência ao Senhor gera uma série de consequências nessa família. Judá vinha cometendo erros desde quando vendem José. Ele se casa com uma mulher cananéia, não consegue ensinar seus filhos no caminho do Senhor e não cumpre sua palavra para Tamar. É uma série de desobediências ao Senhor que gera consequências.

Nós devemos obedecer ao Senhor, sempre. É simples, profundo e denso, mas é a realidade.

O nascimento de Perez

Por fim, vemos o nascimento de Perez:

“Mas aconteceu que, tornando ele a recolher a sua mão, eis que saiu o seu irmão; e ela disse: Como tens tu rompido? Sobre ti é a rotura. E chamaram o seu nome Perez.”

Gênesis 38:29

Este é o Perez que aparece na linhagem de Jesus, em Mateus 1. Encontramos nessa linhagem de Cristo, além do que já falamos no estudo de Gênesis 11, também esta situação.

Sair da versão mobile