Nesse estudo de Gênesis 39 vemos a passagem de José pela casa de Potifar e sua ida para a cadeia, após as mentiras contadas pela esposa de seu senhor.
O capítulo apresenta os seguintes eventos:
- José na casa de Potifar (1 a 6)
- A mulher de Potifar mente (7 a 18)
- José na prisão (19 a 23)
Vamos ver com mais detalhes alguns deles.
VÍDEO DO ESTUDO DE GÊNESIS 39
José na casa de Potifar
O capítulo começa a partir do fim do capítulo 37. José havia sido vendido aos Ismaelitas e estes o vendem para Potifar, capitão da guarda de Faraó, no Egito. Esta era uma alta posição na sociedade Egípcia:
“E José foi levado ao Egito, e Potifar, eunuco de Faraó, capitão da guarda, varão egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá. E o Senhor estava com José, e foi varão próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.”
Gênesis 39:1,2
José chega na casa de Potifar, como estrangeiro e escravo. Tudo indica que tenha começado com tarefas pequenas e sem importância, como qualquer outro escravo, porém, conforme o tempo passou, Potifar notou que José era uma pessoa diferenciada, um servo valoroso, e o colocou com responsabilidades maiores.
Um ponto de aprendizado que temos aqui é que não importa onde estamos, devemos dar o nosso melhor. Certamente José prosperou pois o Senhor era com ele, mas também por se dedicar a fazer aquilo que era correto, com toda a sua dedicação. Podemos confirmar isso no versículo 9.
Se dermos o nosso melhor, dentro daquilo que Deus nos chamou para fazer, certamente seremos muito abençoados e prósperos.
Um outro ponto de aprendizado que temos aqui é que, mesmo na tribulação, vemos José obedecendo. Ele havia sido maltratado, roubado e vendido pelos próprios irmãos. Foi parar num país estrangeiro, como escravo, mesmo vindo de uma família com muitos recursos. Como escravo, não deve ter sido tratado, pelo menos inicialmente, da maneira mais justa. Mesmo assim ele não deixou de obedecer e de dar o seu melhor. Não deixou de honrar ao Senhor.
O momento de nossas vidas não determina como nós agimos quando estamos firmados no Senhor. Podemos até mesmo passar por tribulação, enfrentar dificuldades, mas estaremos fieis ao Senhor, fazendo aquilo que é correto.
Para que isso aconteça, precisamos ter muita clareza de quem somos e de quem Deus é. Quando temos essa revelação, podemos experimentar o nível de paz que José tinha.
A mentira da mulher de Potifar
Após isso, José cresce em responsabilidades na casa de Potifar, tornando-se responsável por todas as coisas na casa de seu senhor, com exceção de poucas coisas.
Filho de Raquel, era um homem bonito. Servo do Senhor, era um homem responsável e respeitável. Isso chamou a atenção da esposa de Potifar, que resolveu tentar seduzir a José:
“E aconteceu que, falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos para deitar-se com ela e estar com ela, sucedeu, num certo dia, que veio à casa para fazer o seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali. E ela lhe pegou pela sua veste, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua veste na mão dela, e fugiu, e saiu para fora.”
Gênesis 39:10-12
José não deu atenção para as investidas dela e teve que chegar num ponto de fugir da presença dela.
Muitas vezes teremos que fugir da aparência do mal, precisaremos nos desviar do caminho dos injustos. José nos dá o exemplo de que, além de não concordar com algumas atitudes, teremos que nos afastar delas, deixando muito clara a nossa posição.
Além disso, às vezes, mesmo quando somos fieis e justos, podemos passar por tribulações advindas da injustiça alheia. Não é por sermos cristãos, filhos de Deus, que não vamos passar por dificuldades.
Já vi muitas pessoas crendo que, por terem se convertido, não vão sofrer com injustiças. Não é o que aprendo com José. Pelo contrário.
O que importa é que, mesmo quando formos injustiçados, continuemos fazendo aquilo que é correto, continuemos servindo ao Senhor, honrando Seu nome, obedecendo à Sua vontade. A história de José é uma lição para nós, do início ao fim.
A questão é que, quando passamos por dificuldades mas fazemos a coisa correta, Deus nos abençoa, nos protege e, mesmo das situações mais difíceis, mostra Sua Glória.
José na prisão
Após ser acusado injustamente, Potifar acaba colocando-o na prisão:
“E o senhor de José o tomou e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam presos; assim, esteve ali na casa do cárcere. O Senhor , porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor.”
Gênesis 39:20,21
Mesmo tendo sido vendido como escravo de maneira injusta, mesmo estando preso quando não deveria, José experimenta a benção do Senhor.
O ponto aqui é que quando Deus está no negócio, nada mais importa. As pessoas podem se levantar para nos atacar, o inimigo pode tentar algo contra nós, nada prospera, pois o Senhor está a frente da situação.
Andar em obediência total é um alívio para nós. Honrar ao Senhor com tudo o que temos e somos é um lugar de segurança. Por isso que o Senhor nos ensina:
“Mas buscai primeiro o Reino de Deus,e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”
Mateus 6:33
José estava focado em obedecer ao Senhor, todo o resto estava nas mãos de Deus.
Deixe um comentário