A epístola de Tiago é um livro direto, de recomendações claras e práticas para nossa vida. Quando bem estudado e entendido, é precioso para nossa evolução na caminhada de fé.
Nesta introdução ao livro de Tiago, vamos falar sobre todo o necessário para você entender bem este livro.
Vídeo do estudo
Quem escreveu a espístola?
Na abertura da carta, lemos o seguinte:
“Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas: saúde.”
Tiago 1:1
Porém não temos indicações de qual Tiago seria esse. O novo testamento menciona quatro pessoas com o nome de Tiago:
- Apóstolo Tiago, filho de Zebedeu e irmão de João
- Tiago, pai de Judas, não o Iscariotes
- Apóstolo Tiago, filho de Alfeu
- Tiago, irmão de Jesus
Certamente não foi o filho de Zebedeu quem escreveu a epístola, uma vez que este foi martirizado antes da epístola ser escrita:
“Por aquele mesmo tempo, o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja para os maltratar;
Atos 12:1,2
e matou à espada Tiago, irmão de João.”
Como ele morreu muito antes de qualquer necessidade de uma carta ser escrita, é comum descartarmos o filho de Zebedeu como autor.
Nenhum estudioso levou para frente a ideia do pai de Judas ter escrito esta carta. Alguns teólogos nem mesmo mencionam ele como um dos “Tiagos” do novo testamento. Ele aparece apenas em Atos 1:15.
Peter Davids, famoso teólogo canadense, considera que Tiago, filho de Alfeu, era tão pouco conhecido que certamente teria se identificado de maneira mais clara caso ele fosse o autor da carta. A saudação inicial, no primeiro versículo da carta de Tiago, teria sido mais explícita caso fosse ele o autor.
Logo, ao que tudo indica, e a maioria dos teólogos concorda, a epístola de Tiago foi escrita pelo irmão de Jesus. Isso ocorre pois os outros três Tiagos dificilmente teriam escrito esta carta. Este último Tiago tinha todo o necessário para escrever esta carta e até mesmo a maneira como ele saúda as igrejas em sua carta corrobora para este entendimento, uma vez que a mesma saudação é usada apenas uma outra vez no Novo Testamento, Atos 15:23:
“E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos, e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, Síria e Cilícia, saúde.”
Atos 15:23
Quem foi Tiago?
Tiago, como falei anteriormente, foi irmão de Jesus e, apesar dele não crer em Cristo durante a primeira parte do ministério de Jesus (João 7:1-10), ele se converteu ao receber uma visita de Cristo ressureto, como vemos em 1 Coríntios 15:7:
“Depois, foi visto por Tiago, depois, por todos os apóstolos”
1 Coríntios 15:7
Veja como Paulo faz uma distinção clara de Tiago, irmão de Jesus e de todos os outros apóstolos. Isso indica que realmente Jesus visitou seu irmão. Vemos a confirmação da conversão de Tiago em Atos 1:13-14:
“E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos.”
Atos 1:13,14
Tiago acabou se tornando um líder na igreja primitiva, substituindo Pedro nesta função. Temos essa certeza ao analisarmos o caso do concílio de Jerusalém, em Atos 12 e Atos 15:
“Mas Pedro perseverava em bater, e, quando abriram, viram-no e se espantaram. E, acenando-lhes ele com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão e disse: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, partiu para outro lugar.”
Atos 12:16,17
“E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Varões irmãos, ouvi-me.”
Atos 15:13
Também vemos a autoridade que Tiago obteve na igreja, em Gálatas 2:
“Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.”
Gálatas 2:12
Este Tiago então, inicialmente descrente, acabou por se tornar no líder da igreja primitiva e, até onde entendo, o autor da carta de Tiago.
Quando e para quem a carta foi escrita?
Não existe uma concordância em relação à data desta carta. Muitos teólogos nem mesmo chegam a entrar neste assunto. É uma carta simples e, certamente, podemos aprender muito com ela mesmo sem sabermos quando foi escrita.
Na minha opinião, a carta pode ter sido escrita antes do concílio de Jerusalém, em Atos 15, uma vez que a carta não cita esse evento, apesar de passar próximo desse assunto. Também deve ter sido escrita após Atos 8, uma vez que esta carta, conforme o primeiro versículo, foi escrita para as doze tribos que estavam “dispersas”.
Considerando que a carta foi escrita apenas para os cristãos e que a dispersão da igreja primitiva começa lá no capítulo 8 de atos, entendemos então que esta carta pode ter sido escrita, mais ou menos entre 44 e 49 d.C. Isso faria com que essa fosse a primeira carta escrita do Novo Testamento.
Vale lembrar que tudo isso que citei acima é apenas uma especulação, uma vez que não temos nenhum registro histórico que comprove a hipótese.
Como entender esta carta?
A carta de Tiago é uma carta simples, de direções claras e recomendações diretas. Alguns dizem que é o como o “livro de Provérbios do Novo Testamento”, justamente por encontrarmos essas instruções mais simples.
Tiago vai falar sobre nossas obras como cristãos, os cuidados que devemos tomar, oração, provações, nossa língua e outros assuntos que conseguimos relacionar facilmente com nosso dia-a-dia.
O pensamento que mais gosto de ter ao ler esta carta é o de Matthew Henry, que diz:
“Em Cristo não há ramos mortos ou sem seiva, e a fé não é uma graça ociosa; onde quer que esteja, produz fruto em obras.”
Matthew Henry – Comentário bíblico Matthew Henry
A nossa fé vai nos levar a produzir boas obras, vivermos longe do pecado, sermos generosos e obedecermos a Deus. A nossa fé é uma fé viva. É isso que aprenderemos com a carta de Tiago.
Paz.