Livro: Deuses Falsos
Autor: Timothy Keller
Editora: Thomas Nelson Brasil
Ano: 2016
Você já pensou na quantidade de ídolos que as pessoas possuem? São inúmeros e, por incrível que pareça, também podem ser individuais. E nesta obra, Timothy Keller nos capacita a perceber que falsos deuses podem nos controlar sem percebermos.
Em Deuses Falsos, Keller demonstra sua facilidade em expor a vida de personagens da bíblia por uma ótica pouco explorada pela maioria dos cristãos. Além de falar sem rodeios o que não gostaríamos de ouvir. Neste caso, aborda especificamente sobre idolatria em todas as esferas da sociedade.
“Tudo o que nos controla é nosso senhor. A pessoa que busca poder é controlada pelo poder. A pessoa que busca aceitação é controlada pela pessoa que quer agradar. Não controlamos a nós mesmos. Somos controlados pelo senhor de nossa vida.” pág. 41
O que torna esse livro tão especial não é somente a escrita de leitura agradável, mas a separação dos “deuses” ou “ídolos” por temática no decorrer dos capítulos. A partir desta divisão, o autor ensina a identifica-los e como vencê-los de maneira direta.
“O caminho para cima é descer e o caminho para baixo é subir.” pág. 115
Trata-se de uma nova perspectiva de um assunto que é ignorado por alguns cristãos, justamente por não terem ideia da profundidade que assume em nós. Talvez seja por isso que os exemplos bíblicos utilizados por Keller foram Abraão e Isaque, Jacó e Esaú, Jonas e Zaquel. São histórias que já foram analisadas em diversas ministrações, textos e até músicas, então fica mais fácil o entendimento.
“Nós nunca quebramos os demais mandamentos sem quebrar o primeiro. Por que fracassamos quanto a amar, manter promessas ou viver sem egoísmo? Claro, a resposta geral é ‘porque somos fracos e pecadores’, mas a resposta específica em qualquer circunstância atual é que existe algo que você sente que tem que ter para ser feliz, algo que é mais importante em seu coração do que o próprio Deus.” pág. 146
O diálogo do autor é exclusivamente para cristãos, principalmente com os mais antigos. Ele se comunica com a convicção de que o leitor entenderá o discurso.
O foco é mostrar que tudo pode ser um ídolo, entretanto, é costume pensar que apenas coisas ruins podem ser. E exatamente aí que ele nos pega.
“Cristãos maduros não são pessoas que atingiram o leito rochoso. Eu não acredito que isso seja possível nesta vida. Na verdade, são pessoas que sabem como continuar cavando e estão chegando cada vez mais perto.” pág. 154
Obs.: Vale ressaltar que todas as referências utilizadas pelo autor que não estão na bíblia são encontradas no final do livro. Então, se você é como eu (que gosta de ler os autores “favoritos” dos autores que te inspiram), vai gostar das notas.
Análise JC na Veia
Resumo
Deuses Falsos trata com os cristãos que estão dispostos a reconhecer sua natureza falha e entendem a necessidade de buscar constantemente o senhorio de Deus para se livrar dos falsos ídolos. É uma obra para aqueles que, mesmo contrariados, não temem olhar para dentro de si a fim de enxergar suas imperfeições e corrigi-las.
Sobre o autor
Timothy Keller é pastor da Redeemer Presbyterian Church, em Manhattan. Nasceu e cresceu na Pensilvânia, formou-se na Bucknell University, no Gordon-Conwell Theological Seminary e no Westminster Theological Seminary.
Já esteve na lista de best-sellers do New York Times e escreveu vários livros, entre eles A fé na era do ceticismo, Igreja centrada, O significado do casamento, entre outros.
Onde comprar “Deuses Falsos”
O livro pode ser comprado na Amazon ou Saraiva por R$27,90 ou na Livraria Cultura por R$34,90. Estes preços são baseados na data de publicação deste post e podem sofrer alteração.
Deixe um comentário