Livro: O homem espiritual
Autor: O homem espiritual
Editora: Betânia
Acabei de ler os três volumes desta grande obra do autor Watchman Nee. Se você não conhece o autor ou a sua obra, afirmo que vale a pena conhecê-la. Watchman Nee foi um expoente cristão na China pré-comunismo e sofreu diversas perseguições do regime comunista, passando 20 anos aprisionado.
Mesmo dentro de prisões ele continuava escrevendo e trabalhando para o Reino. Suas ministrações, textos e livros foram traduzidos em diversos idiomas e são publicados até hoje em diversos lugares do mundo.
Em O Homem Espiritual o autor aprofunda-se em diversas explicações sobre os três componentes do ser humano: corpo, alma e espírito. Cada um destes assuntos são dissecados com cuidado e muitos exemplos, facilitando o entendimento do assunto.
A compilação dos três volumes pode ser um pouco cansativa, principalmente no início, mas é uma grande obra, que deve ser conhecida e analisada por todos os cristãos. As fortes opiniões de Nee tendem, muitas vezes, a serem controversas e escandalizam alguns de nossos mais profundos preconceitos.
De todos os livros do autor, O Homem Espiritual foi o único escrito de próprio punho, sendo a grande maioria dos outros transcrições de suas ministrações. Este fato concede um peso especial para esta obra que, como podemos verificar no prólogo, levou diversos anos para ser concluída.
Trechos do livro O homem espiritual
Como de costume, destaquei alguns poucos pontos do livro que me chamaram muito a atenção:
“Não importa quanta doutrina espiritual saiba, ou quantas experiências espirituais pretenda haver tido, ou quantos serviços eficazes tenha prestado. Nada disso o faz menos carnal se continuar sem se livrar de seu peculiar temperamento, seu mau gênio, seu egoísmo, sua vanglória e sua falta de perdão e de amor.”
Fui muito desafiado por este livro em diversos trechos. Ele é direto, não usa meias palavras, não acalenta o leitor, ele choca, ele vai de encontro com o que existe de mais escondido dentro de cada um de nós. É um incentivo para que olhemos para dentro com imparcialidade, identificando tudo o que de podre existe em nós.
“Por muito bonita que soe a palavra, qualquer jactância sectária não passa de balbucios de um bebê.”
Muitas vezes sabemos muito, falamos muito bem, mas aquela pontinha de arrogância nos persegue. São apenas, como o autor diz, balbucios de um bebê. Como eu disse anteriormente, Watchman Nee é direto, ele vai no centro do problema, expondo as nossas mais profundas e sombrias paixões. É um livro para pessoas de coragem, dispostos a desafiar suas bases.
Onde comprar o livro O homem espiritual
Você pode comprar o livro no site da própria editora, mas também vai encontrar, pesquisando um pouco mais, em lojas especializadas e em alguns sebos. Como o livro é muito antigo, não é tão fácil de ser encontrado, logo, recomendo a compra online.
Paz.