“E Moisés era fiel, em toda a casa de Deus, como servo, para testemunho das coisas que haviam de ser anunciadas;” (Hebreus 3:5)
Semana passada estava conversando com alguns colegas de trabalho sobre a bíblia. Eles não são cristãos, nem tem o costume de ler A Palavra, logo, suas dúvidas eram costumeiras, passando pelos aparentes absurdos bíblicos, problemas de tradução e incoerências. Você já deve ter ouvido este tipo de pergunta.
Uma das coisas que comentei com eles é que a bíblia não é um livro comum, como “Os Lusíadas”, ou “Jogos Vorazes”. É necessário ler a bíblia de uma forma especial, pois ela é a Palavra de Deus.
Existem duas coisas extremamente fundamentais ao ler a bíblia: a primeira é entender que toda ela aponta, de alguma forma, para Cristo, que é o assunto principal. Por exemplo, a vida de Moisés, como o autor de Hebreus comenta no versículo acima.
A segunda é que a bíblia não foi feita para ser interpretada de qualquer jeito. É necessário entender outras passagens, o contexto histórico, o relator da história e muitos outros aspectos. Não podemos utilizar versículos isolados para criar teorias malucas.
Leia a bíblia, este é o meu convite. Mas leia-a da maneira correta, ore pedindo entendimento, utilize recursos que o auxiliem, como um comentário bíblico, uma tradução fiel e o acompanhamento de alguém mais maduro na Palavra.
Quantas vezes por semana você medita na Palavra? Já leu toda a bíblia? Faz algum curso bíblico? Comente aqui neste post.
Paz.