“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.”
João 1:1-5
Eu sempre fico impressionado com o evangelho de João. É comum entre os teólogos o entendimento de que este foi o último evangelho a ser escrito, no final do primeiro século. Ou seja, após algumas décadas de tudo ter acontecido, provavelmente, com João já no final de sua vida.
Este evangelho é tão diferente dos outros, que os estudiosos não o classificam da mesma forma que os outros três. Em João temos uma visão de Jesus como o Cristo, divino.
Os primeiros cinco versos deste capítulo mostram Cristo como o Verbo, que estava com Deus e era Deus. Isso já nos fala sobre como Jesus e Deus são dois e, ao mesmo tempo, um só. Esta é, pelo menos, a minha interpretação sobre o que leio. Isso reforça a divindade de Cristo. Ele é Deus.
Também nos ensina sobre a eternidade ao dizer que “Ele estava no princípio com Deus”, ou seja, Jesus não nasceu no ano zero, Ele sempre existiu. O que aconteceu no ano zero foi que Ele se fez carne, por amor a nós, para colocar em prática o ápice do plano de salvação. Jesus é Deus e é eterno.
Ainda vemos que tudo foi feito por meio dele e que Ele participou de toda a criação. Isso reforça, mais uma vez, a divindade do homem Jesus. Nos mostra que Ele não foi um personagem passivo na criação do Universo, assistindo o trabalhar de Deus, mas sim co-autor de todas as coisas.
Os versos 4 e 5 me tocam ainda mais. Neles vejo com mais detalhe como Cristo é a solução de todos os problemas de nossas vidas. Lemos o seguinte:
“Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.”
João 1:4
A vida não passava por Ele, não está escrito que Ele conhecia a vida. A vida estava nEle. Ele era a vida e Ele era a luz dos homens. Quando diz luz, o que eu entendo é que, de acordo com o restante da Palavra, Ele é a luz que nos mostra o caminho até o Pai, todo o resto são trevas.
O que entendo é que só temos a certeza do caminho em Cristo. Ele é a solução de tudo o que passamos em nossas vidas.
No versículo 5 temos o seguinte:
“E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.”
João 1:5 – ACF
A palavra traduzida por Almeida aqui como “compreenderam” também pode ser traduzida como ”prevaleceram”. Em ambos os casos, uma coisa é certa: Jesus vence as trevas, mostra o caminho para o Pai independentemente da situação em que a pessoa se encontra. A luz é superior às trevas, sejam elas quais forem.
Com essa bela introdução de João sobre a divindade de Cristo, só posso compreender que Cristo é a solução para tudo pelo o que passo, pois Ele é Deus, a vida está nele e Ele é a luz para o meu caminho quando me encontro em trevas.
Você está passando por um momento difícil? A solução é Cristo. Está sem saber o que fazer, indeciso ou em dúvidas? A solução é Cristo.
Eu não sei sobre você, mas eu conheço as trevas e conheço a Luz. Eu não quero voltar para onde eu estava, só me resta me firmar em Cristo.
“Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.”
João 6:68