O capítulo 4 de Provérbios nos apresenta duas escolhas que precisamos fazer diariamente para não falharmos em nossas vidas:
- Ouvir os conselhos de nossos pais
- Escolher o caminho correto para nossas vidas
VÍDEO DO ESTUDO DE PROVÉRBIOS 4
Neste capítulo, além de voltar a falar sobre a importância da sabedoria, Salomão dá o seu próprio exemplo que, como filho, ouviu a instrução de seu pai e seguiu seus conselhos (pelo menos em parte de sua vida).
Falando sobre a necessidade que temos de ouvir os conselhos de nossos pais, Salomão afirma o seguinte:
“Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência.”
Provérbios 4:1
É comum, ao longo do livro de Provérbios, ele pedir que seus leitores prestem bastante atenção ao que está sendo dito, como o fez neste primeiro verso.
Além disso, ele também instrui seus filhos a andar no caminho do justo e não no caminho do homem mau:
Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus.
Provérbios 4:14
Note que, em ambos os casos, ele apresenta duas escolhas para seus filhos e para os leitores: a escolha de ouvir ou não os conselhos e a escolha de seguir ou não o caminho do justo.
A meu ver, parece que, em sua sabedoria, ele está mostrando para seus filhos que eles deveriam tomar uma decisão em suas vidas, que ele estava mostrando o caminho, mas a decisão não era dele.
A mesma coisa acontece conosco: Deus nos apresenta os caminhos possíveis, nos mostra o caminho correto, mas a escolha de qual caminho vamos percorrer é nossa. Ele nos ensina a verdade, mas nos deixa livres para escolher.
Por fim, esse provérbio tem um texto muito famoso:
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”
Provérbios 4:23
Se você não se lembra ou não conhece, o um grupo chamado Xote Santo tem uma música muito legal com esse verso. Para ouvir no Spotify, clique aqui.
Paz.