Ícone do site JC na Veia

Estudo de Provérbios 13

Guarde o seu coração

Seguindo nos Provérbios de Salomão, nos deparamos com Provérbios 13, mais um capítulo que está cheio de ensinamentos diversos.

Eu categorizei a mensagem principal de cada um destes Provérbios e cheguei no seguinte:

VÍDEO DO ESTUDO DE PROVÉRBIOS 13

Quando li estes provérbios todos imaginei Salomão falando sobre eles isoladamente. Como, na minha imaginação, ao ver outras crianças fazendo maldades, ele se virar para Roboão e lhe dizer: “o que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.” (Provérbios 13:20).

Vejo-o dando estes conselhos para seus filhos e para as pessoas em diferentes momentos de sua vida. Já falamos sobre isso lá em Provérbios 10, esta parte do livro de Provérbios é uma compilação de diversos ensinamentos de Salomão.

Todavia, não podemos ignorar que em boa parte destes textos, Salomão está falando sobre a questão do dinheiro, da saúde financeira. Como homem riquíssimo, acredito que ele tinha alguma experiência para nos ensinar sobre o assunto. Por isso, separei três ensinamentos de Salomão sobre dinheiro em Provérbios 13 para que nós sejamos instruídos.

1 – Provérbios 13:4

“A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta.”

Ele nos ensina que na preguiça não alcançaremos coisa alguma, que precisamos ser diligentes, esforçados, temos que trabalhar com afinco.

Temos o mesmo ensinamento em Provérbios 6:6-11, de maneira ainda mais contundente. Ele foi um homem muito rico e, pelos seus ensinamentos, também muito esforçado.

Acredito, com isso, que precisamos remover de nossas vidas a ideia do dinheiro fácil, da conquista sem esforço. Não estou pregando aqui que todos devem ficar ricos ou que devem buscar isso a qualquer custo. Estou apenas dizendo que, aqueles que desejam ter saúde financeira nesta vida, precisam ser diligentes.

2 – Provérbios 13:11

“A riqueza de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com o próprio trabalho a aumentará.”

Perdendo-se no desejo de alcançar suas metas, de terem as coisas que seus olhos desejam, muitos se deixam levar pelas alternativas de ganhos que não correspondem com a vontade de Deus.

A partir do momento que nos tornamos cristãos, devemos começar a refletir como servimos ao SENHOR em todas as áreas de nossas vidas. Isso inclui aquilo que fazemos para ganhar dinheiro.

Nisso temos duas linhas de reflexão, a primeira é: a atividade que exerço vai contra a vontade de Deus? A segunda é: a maneira como a faço, agrada ao SENHOR?

3 – Provérbios 13:18

“Pobreza e afronta virão ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado.”

Eu não poderia deixar de citar o texto onde Salomão une seu entendimento sobre saúde financeira e sobre sabedoria. Para ele, as duas coisas andam juntas.

Não podemos imaginar que teremos uma sem a outra. Podemos tentar guardar dinheiro, manter as nossas contas em dia, conquistar algumas coisas mas, se não nos atentarmos aos outros ensinamentos de sabedoria que Salomão e a Palavra nos ensinam, certamente falharemos.

E aí, quais outros provérbios deste capítulo deveríamos destacar e por qual motivo?

Paz.

Sair da versão mobile