Estamos começando mais um estudo bíblico aqui no canal, desta vez vamos falar sobre o Evangelho de João!
Eu sempre quis fazer um comentário um pouco mais longo sobre esse livro, que eu acredito ser um livro pelo qual as pessoas deveriam começar a ler a bíblia.
Aliás, se você ainda não viu, veja o nosso post com dicas sobre ler a bíblia.
VÍDEO DO ESTUDO DE JOÃO 1
Introdução do livro
Este evangelho foi escrito, acredita-se de forma mais costumeira, pelo apóstolo João. Ao que tudo indica, ele se dedicou à escrita desse livro, já no final da sua vida, após o acontecimento de todos os eventos que ele relata.
É um evangelho com o propósito de mostrar a divindade de Cristo. Nele veremos vários relatos de João apresentando Cristo como Deus, e não como um homem comum.
Esse entendimento é especialmente importante para as pessoas que duvidavam e que duvidam da divindade de Jesus, considerando-o apenas como um profeta ou como um mestre. Ele é apresentado como o Cristo, o filho unigênito do Deus vivo, não apenas um homem.
Mais da metade do evangelho de João é dedicada a eventos da vida de Jesus durante os seus últimos dias. Nisso, e em outros diversos aspectos, este é um evangelho diferente dos outros três.
Alguns relatos são encontrados apenas nesse evangelho e ficaram de fora dos outros. Alguns, na minha opinião, muito importantes, como a conversa com a mulher samaritana, em João 4. Além disso, dos 8 milagres relatados por João neste livro, seis são exclusivos deste evangelho.
Alguns estudiosos acreditam que cada capítulo deste evangelho de João apresenta Cristo de uma maneira diferente.
Estrutura do livro
O livro de João se divide, basicamente, em duas partes:
- Capítulos 1 a 12: O livro dos sinais
- Capítulos 13 a 20: O livro da glória
Sinais, não milagres
Um outro ponto interessante deste evangelho é que João não apresenta os milagres como milagres, mas como “sinais”. Algumas pessoas acreditam que a escolha desta palavra para descrever os milagres de Cristo tenha sido para que tenhamos em mente que tudo o Cristo fez aponta para o Reino vindouro. Um sinal do Reino como será.
A palavra utilizada por João no grego é σημεῖον (semeion), que significa, entre outras coisas, os milagres e prodígios pelos quais Deus confirma as pessoas enviadas por Ele. “Sinal” é uma ótima tradução para esta Palavra. Isso demonstra como João escolheu bem as suas palavras para descrever Jesus.
Análises detalhadas de João 1
O capítulo 1 do evangelho de João pode se dividir, de maneira muito sucinta nestas partes:
- 1 a 8: A divindade de Jesus
- 9 a 14: Jesus é a luz para todas as pessoas
- 15 a 34: Os testemunhos de João Batista
- 35 a 42: Chamado de André e Pedro
- 43 a 52: Chamado de Filipe e Natanael
Como já escrevi anteriormente sobre este primeiro capítulo de João, peço que você leia e medite nestes textos para entender melhor sobre o assunto:
Conforme eu for criando mais conteúdo sobre esse livro, vou atualizando esse post.