“Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” (2 Timóteo 4:3-4)
Existem algumas passagens na bíblia que sempre me fascinam. As cartas de Paulo para Timóteo contém algumas destas passagens.
Quando o apóstolo diz a Timóteo que viria um tempo onde as pessoas não aceitariam a sã doutrina, vemos o quanto essas palavras soam atuais. O que o apóstolo diz é que muitos não seguiriam o evangelho, mas viveriam de acordo com o que quisessem.
Bem, talvez isso sempre tenha acontecido, talvez aconteça mais agora em nosso tempo, isso não importa. O que importa é que hoje as pessoas são assim: talvez até achem que o evangelho é algo bonito, mas não querem viver isso, preferindo viver as fábulas de uma vida egocêntrica.
O que podemos fazer então? O próprio Paulo nos dá a resposta:
“Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” (2 Timóteo 4:5)
O que ele pede para seu filho na fé é a mesma coisa que devemos fazer: continuar dando o exemplo da melhor maneira possível, não deixar de evangelizar com palavras e atitudes. Devemos ser sóbrios, sofrendo as aflições e fazendo a obra de evangelismo.
Talvez isso não faça com que as pessoas acordem do torpor das fábulas, mas é o nosso papel. Se elas perceberem que estão enganadas e se converterem, glória a Deus, se isso não acontecer, glória a Deus.
E aí, o que você acha?
Paz.