“Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.” (Jó 42:5)
Se perguntarmos quem é Deus, muitas pessoas responderão que Deus é amor, Deus é Senhor do universo, ou apenas que Deus é Deus. A verdade é que é muito fácil conhecer a Deus a partir do senso comum, afinal de contas quem em nossa sociedade contemporânea nunca ouviu falar de Deus pelo menos uma vez em sua vida? No entanto, o simples fato de ter ouvido falar sobre Deus não caracteriza que efetivamente o conhecemos, é preciso ter revelação.
Após muito sofrimento e provação Jó teve uma revelação de quem era Deus. Isso não significa que antes ele não tinha conhecimento ou relacionamento algum com Deus, afinal, Jó foi considerado pelo próprio Deus como o homem de melhor coração em todo o oriente. Até mesmo por este motivo foi provado, no entanto ele reconhece que somente após ter a revelação de que Deus é Senhor de tudo e de todos é que passa a vê-lo com seus próprios olhos (Jó 42:5). Jó reconhece que Seu conhecimento de Deus era superficial.
E quantos de nós ainda permanecemos com um conhecimento superficial de Deus?! Uma coisa é dizer que Deus é amor, outra coisa é ter a experiência de ter suas rejeições tratadas através do amor de Deus. Uma coisa é dizer que Deus é poderoso, outra é experimentar de seu poder agindo de fato em sua vida.
Devemos buscar a palavra de Deus não apenas como palavra, mas como palavra viva que é. Buscar um relacionamento verdadeiro, profundo e contínuo com Deus, é a chave para conhecê-lo verdadeiramente. Deus é maravilhoso demais para que o conheçamos apenas na teoria. Ele deve ser experimentado, sua palavra deve ser vivenciada. Se você deseja ter uma verdadeira revelação de quem é Deus, assim como Jó, direcione suas orações nesse sentido, peça essa revelação a Deus, Ele não resiste a um coração quebrantado, e seu maior desejo é se relacionar conosco. Exponha sua sede e sua fome de conhecê-lo mais, certamente Ele se revelará!