Ícone do site JC na Veia

Seguir a Jesus

Bíblia e óculos

Em posts anteriores falamos sobre os dois primeiros aspectos desse versículo:

“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” (Lucas 9:23)

Falamos sobre negar-se a si mesmo e tomar a nossa cruz. Hoje vamos falar sobre este “seguir a Jesus”.

Cristo fez o convite para diversas pessoas o seguirem, para Pedro, por exemplo, este foi o convite:

“… vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito. E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.” (Lucas 5:8-11)

Veja que, inicialmente, tomado de espanto, Pedro pede que Jesus se afaste dele, por ele ser um pecador. Porém, pouquíssimo tempo mais tarde, o mesmo Pedro decide deixar tudo para trás para seguir ao Senhor.

Com isso aprendemos algumas coisas: a primeira delas é que não importa quem somos, não importa nosso passado ou o que temos feito, todos podemos seguir Jesus, todos podemos nos tornar seus discípulos. Essa é uma notícia que precisa mudar nossas vidas, mas é assunto para outro momento.

A segunda coisa que aprendemos é que não precisamos ter medo de seguir a Cristo. Ele é muito claro quando se vira para Pedro e diz: “Não temas”. Todos os nossos receios, todos os nossos anseios podem ficar para trás para seguirmos a Jesus. Essa é a nossa melhor decisão.

Aprendemos ainda que, assim como Pedro, podemos e devemos deixar tudo para trás. Já vimos isso anteriormente em outros momentos do que Jesus disse e o exemplo de Pedro apenas reforça esse entendimento.

Logo, quando Jesus diz que precisamos segui-lo, o que precisamos fazer é nos entender que Ele não olha para nossos pecados, que podemos deixar nossos medos para trás e devemos tomar a decisão de abrir mão de tudo o que temos, pois encontramos o Reino do Deus.

Paz.

Sair da versão mobile