Bíblia, caderno de anotações e caneca de café sobre a mesa

Dica de ministração para célula – Não pare de pregar!

Hoje quero trazer para vocês uma dica de ministração para célula que fala sobre a necessidade que temos de continuar, em todo o tempo, pregando a Palavra, convidando as pessoas para andarem com Cristo e levando uma palavra de salvação para elas.

Texto base: Atos 4 (todo o capítulo). Foco no versículo 29: “Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra,”.

Mensagem principal: Nada pode parar o nosso chamado de levar Cristo para as pessoas

Tópicos para abordar

  • Texto base
  • Contexto da passagem
  • Os problemas não podem nos parar
  • O que tem nos parado?
  • Deus tem capacitação para nós, basta pedirmos

Perguntas para compartilhar

  1. Existe algum trecho de Atos 4 que você não entendeu?
  2. O que é que tem te impedido de pregar?
  3. Qual oração você pode fazer diante disso?
  4. Quem são as pessoas para quem você gostaria de falar de Deus?

Para você refletir

Após uma pessoa ser curada através de Pedro e João, eles são chamados pelos saduceus e outras autoridades religiosas para serem ameaçados. Os religiosos estavam preocupados com o fato de que muitas pessoas estavam se convertendo aos caminhos de Jesus.

Quando são interrogados, a ameaça que recebem é a seguinte:

“Todavia, mandando-os sair fora do conselho, conferenciaram entre si, dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? Porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar; mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que não falem mais nesse nome a homem algum. E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus.”

Atos 4:15-18

Eles estavam tentando impedir que Pedro e João continuassem falando sobre Cristo, que ele era o Messias e que havia ressuscitado dos mortos. Não queriam que aquele milagre fosse atribuído ao nome de Jesus, como Pedro e João estavam mostrando ao povo.

Quando ouvem isso, a resposta deles é simples:

“Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus; porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.”

Atos 4:19,20

Então eles são ameaçados de maneira ainda mais intensa e saem da presença daquelas autoridades.

Quando se reúnem novamente com os irmãos oram sobre este assunto dizendo:

“Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra, enquanto estendes a mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome do teu santo Filho Jesus.”

Atos 4:29,30

A oração deles, mesmo após serem ameaçados, não era para que as ameaças parassem, para que aquelas autoridades fossem depostas, para que sofressem, nada disso. Eles pedem que Deus lhes ajudasse a, mesmo diante da perseguição, falar com ousadia e que os milagres continuassem acontecendo para que o nome de Jesus fosse glorificado.

Isso me leva à seguinte reflexão: considerando que aquelas pessoas não tiveram dúvidas de que deveriam continuar pregando a Palavra e levando Cristo para as pessoas, mesmo diante de um cenário de ameaças e perseguição, será que nós estamos não estamos deixando de falar de Cristo por muito menos?

O que é que tem nos impedido de levar a Palavra para as pessoas?

Contexto da passagem

Cristo havia ressuscitado, passado vários dias com os discípulos, dado diversas instruções (Atos 1). Os discípulos haviam se reunido, formando a igreja primitiva e o Espírito Santo havia descido sobre eles, muitas pessoas se converteram (Atos 2). Pedro e João estavam pregando sobre Cristo para várias pessoas, um homem aleijado havia sido curado (Atos 3).


Comments

0 resposta para “Dica de ministração para célula – Não pare de pregar!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *