“Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra;” (Mateus 5:39)
Enquanto o costume da época era de entender a lei do “olho por olho e dente por dente”, onde se pagava o mal com o mal, na mesma medida, Jesus vem e nos ensina sobre o amor. Ele quebra o que era o costume, desafia o senso comum e mostra que só o amor ao próximo satisfaria a vontade de Deus.
Qual é o nosso costume hoje? A maioria de nós foi ensinada muito mais pelo código do “pagar na mesma moeda” do que na lei do amor. Apesar das palavras de Cristo, aprendemos a nos proteger daqueles que querem nos fazer o mal e dar o troco sempre que possível. Continuamos focando em nosso instinto de sobrevivência, seja na escola para ser aceito, no mundo corporativo para estar no topo e até mesmo na igreja, para ver quem tem mais unção, quem cresce mais rápido ou ganha mais aplausos.
Infelizmente o ensinamento cristão mais simples: amar ao teu próximo, ainda não é uma realidade em muitos de nós, principalmente quando falamos daqueles que nos fazem mal.
Pense na última pessoa que te fez algo de ruim, que te deixou uma marca negativa, e responda sinceramente: Você daria a outra face para ela? Deixaria que ela tivesse a oportunidade de lhe ferir novamente?
Com a resposta que você deu, ore pela pessoa e por você. Pratique isso constantemente até se tornar um hábito.
Paz.
Deixe um comentário