“Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.” (Romanos 7:22-23)
Durante um tempo de minha vida eu fui à academia. Como qualquer ser humano normal, eu mais pagava do que ia realmente. Isso fez com que eu não tivesse nenhum retorno físico.
Neste tempo lembro-me de um outro rapaz, este bem diferente de mim: corpo definido, percentual de gordura baixíssimo e músculos de atleta olímpico. Ele frequentava a academia todos os dias durante duas horas. Não lhe importava o clima ou seu estado de espírito, durante aquelas duas horas, sem falhar um dia sequer, ele estava na academia para nada além de treinar seus músculos.
A disciplina e o rigor dele com seu objetivo fizeram com que ele conseguisse os resultados desejados.
Este trecho da carta de Paulo aos romanos fala sobre algo similar: a luta entre a nossa carne e o nosso espírito. Nossa carne, afundada no pecado, deseja o que lhe dá prazer; nosso espírito, ligado ao espírito de Deus, quer fazer a vontade do Pai.
Esta luta já tem um vencedor conhecido e seu resultado é decidido por nós. Se alimentarmos nosso espírito como aquele rapaz cuidava de seu corpo, nosso espírito será o vencedor. Se alimentarmos nosso espírito como eu ia à academia, nossa carne será a vencedora.
Tudo depende de nossa disciplina, de quem cuidamos mais.
Quer vencer o pecado? Quer crescer em Deus e conhecer cada vez mais a Palavra? Quer ouvir com clareza a direção do Pai? Quer ser aquele bem-aventurado tantas vezes citado por Jesus? Então cuide de seu espírito com rigor.
A academia que nós frequentávamos era uma academia para o corpo, que tinha treinos específicos para cada músculo. Os treinos disponíveis na academia do espírito são outros: estudo da Bíblia, oração, jejum, culto, reuniões de sua igreja, compartilhar tempo e a vida com os irmãos, aprender com um líder e outros.
Se você levar a sério os treinos desta academia seu espírito será o vencedor da luta.
E aí, como você tem frequentado esta academia? Comente aí.
Paz.