O chamado de Deus

A desagradável permissão de Deus

“Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Gaza e por quatro, não sustarei o castigo, porque levaram em cativeiro todo o povo, para o entregarem a Edom.” (Amós 1:6)

Às vezes as pessoas me perguntam: “onde fica a vontade de Deus quando acontecem as piores mazelas do mundo?”. Esta assunto é complexo e não pode ser resumido a um exemplo.

Porém, na variedade de situações, conseguimos aprender algumas coisas. Vou usar como exemplo o versículo seis do primeiro capítulo de Amós. Veja que esta é apenas uma situação, de tantas que precisamos analisar para entender o assunto.

Deus não concordou quando os filisteus levaram o povo de Damasco em cativeiro até Edom (2 Reis 16:9). Esta não era a vontade do Pai para os seus filhos, porém Ele permitiu que acontecesse.

Temos a certeza de que este não era o desejo de Deus por diversos motivos. Um deles é por Deus castigar os filisteus por isso, se fosse a vontade de Deus que o povo fosse cativo, Ele não castigaria os opressores.

Muitas das coisas pelas quais passamos não são a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável. Muitas coisas são apenas a permissão de Deus.

Entender os motivos pelos quais Deus permite que coisas ruins aconteçam é assunto para outro post. Hoje quero apenas diferenciar o que é a vontade de Deus, do que é a permissão de Deus.

Pense sobre isso.

Paz.


Comments

6 respostas para “A desagradável permissão de Deus”

  1. Rodrigo Oliveira

    Parabéns Pelo post irmão!
    Entender a diferença entre vontade e permissão de Deus é o primeiro passo para entender o amor incondicional de Deus por nós!

    1. Olá Rodrigo, obrigado mais uma vez pelo comentário.

      Fico muito grato por você sempre comentar os posts. Continue participando, ok?

      Deus abençoe sua vida.

  2. rita matos peruzzi

    Mas porque Ele permite então, que as coisas más aconteçam?

    1. Olá Rita, obrigado pelo comentário.

      Esta pergunta não tem uma resposta única, recomendo que leia o post “Deus castiga?“, que tenta explicar um pouco sobre o motivo de algumas coisas ruins acontecerem.

      Devemos nos lembrar que Ele é Deus e, se permite que algumas coisas ruins aconteçam, certamente sabe o que está fazendo.

      Deus abençoe sua vida.

  3. Paz meus irmãos,
    André, posso compartilhar mais um comentário!? rsrsrsr

    Mateus 7:11
    Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!

    [..]
    Hoje sou pai de uma filha de quase 7 meses… chegará um período que minha filha começará descobrir e querer experimentar certas descobertas (curiosidades dos seres humanos). Porem, muitas delas, ou melhor todas elas eu falarei, ensinarei, instruirei, orientarei a minha filha que NÃO pode, que é perigoso, que pode machucar, que o papai não quer e não se agradará que ela faça isso..! *quero usar como exemplo uma caixinha de fósforo*

    Mas depois de todas as minhas orientações… mesmo assim minha filha quer brincar com os fósforo! Ela quer experimentar essas novas descobertas, que o seu pai tinha proibido. Como já sabemos quem brinca com fogo “fósforo” pode queimar de leve a ponta dos dedinhos.

    Eu porem como pai zeloso e protetor, estava o tempo todo observando a minha filha sem que ela percebesse. Decidi NÃO intervi quando percebi que o palito de fósforo estava queimado e se aproximando de seus dedinhos, “ESTA NÃO ERA A MINHA VONTADE” más eu PERMITIR para que a minha filha lembrasse de todas as “50 vezes” que eu tinha orientado que não pode brincar com os fogo “fósforos”.

    Assim pelas experiências negativas e frustradoras minha filha vai pensar várias vezes antes de fazer algo que eu não tenha a minha aprovação…

    … Se nos consideramos filhos de Deus, acha que pode ser diferente com você em relação a Vontade e a Permissão de Pai! “Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!”

    Deus os abençoe poderosamente, que o Espírito Santo nos conceda revelação dessa simples ilustração.

    1. Olá Jason, obrigado pelo comentário que, como sempre, foi muito edificante.

      Deus abençoe sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *