“pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;” (1 Pedro 5:2)
Um tempo atrás participei de uma discussão muito interessante sobre o porquê fazemos as coisas na igreja. Um dos argumentos era o de que, após um tempo, começamos a fazer as coisas pois somos obrigados a fazê-las. A outra opinião era a de que jamais podemos fazer isso, uma vez que, tudo o que fazemos para Deus, é baseado na liberdade que temos nEle.
A passagem de hoje reforça o segundo pensamento. Não podemos pastorear o rebanho por constrangimento. Não podemos fazer uma faxina*, nos tornarmos diáconos ou qualquer outra coisa, por constrangimento. Tudo o que fazemos na igreja, deve ser baseado em nosso desejo de servir a Deus e não por causa das opiniões dos homens.
Porém, infelizmente, ainda vejo muitas pessoas na igreja fazendo as coisas para que os homens vejam, para que elas mesmas apareçam. E isso faz com que elas se sintam obrigadas a fazer algumas tarefas.
Meu amado, lembre-se sempre disso: ninguém pode te obrigar a fazer as coisas. Existem pessoas que podem trazer a direção de como fazer as coisas ou o que fazer, e você deve respeitá-las, porém nunca faça nada por obrigação ou para que os homens vejam.
Faça tudo por amor a Deus e por entender que aquela pessoa está lhe dando uma direção vinda através do Espírito Santo; por entender e respeitar a autoridade dela sobre sua vida. Nunca por obrigação.
Faça as coisas com um coração correto.
Paz.
* Neste ponto fui além do que o versículo está dizendo, mas acredito que ainda se aplica.