“Eu sei, ó SENHOR, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos.” (Jeremias 10:23)
Em Jeremias temos esse versículo que é muito claro ao nos dizer que o homem não determina o seu caminho. Porém é algo que muitos de nós não conseguimos entender.
Vivemos nossas vidas tentando estar no controle, tomando cuidado para que as coisas não saiam de nossos planos ou daquilo que imaginamos ser o ideal. É a ilusão de que somos donos de nossas próprias vidas.
Porém, cedo ou tarde, somos confrontados com a realidade. Pode ser num momento de uma notícia inesperada, numa traição, uma doença ou até mesmo quando surge uma grande oportunidade. É quando percebemos que não fazemos a mínima ideia do como governar nossas vidas.
Só então nos damos conta de que nunca tivemos o controle de nada. De que aquilo que reputávamos por estar em nossas mãos era apenas uma mentira que estávamos nos contando.
Neste ponto podemos nos desesperar, percebendo que nossa vida está fora de controle e que não estamos mais no trono. Ou podemos entender que esse lugar não deve ser nosso, mas de Deus.
Se chegamos nessa segunda conclusão, podemos então entregar tudo para Deus z sabendo que com seu amor e graça, ele terminará a boa obra que começou em nossas vidas.
É só quando abrimos mão da ilusão do controle, que entregamos o trono de nossas vidas para o único e verdadeiro Rei.
Paz.