“Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” (Mateus 16:24)
Logo após anunciar sua morte e ressurreição, dizendo que teria que sofrer nas mãos dos fariseus, Jesus fala a frase destacada acima.
Você já parou para pensar no que significa negar a si mesmo? Este ensinamento é amplo, denso e profundo. Podemos falar sobre diversos aspectos:
Nossos sonhos: quando entregamos nossa vida a Deus estamos abrindo mão de nossos sonhos para viver tudo o que Ele tem para nós. Passamos a entender que o sonhos de Deus são melhores que os nossos.
Nossas vontades: a partir do momento que entendemos que Jesus é nosso Senhor, deixamos de lado as nossas vontades, não pensamos mais em nós mesmos, mas nEle e em nosso próximo. Passamos a considerar sempre a vontade do Pai em tudo o que fazemos.
Nosso tempo: já não podemos mais chamar de nosso o tempo. Todo o nosso tempo é dEle, por isso nos envolvemos tanto e com tantas coisas na igreja: evangelismo, ministração da Palavra, estudo diário, oração, etc.
Nosso dinheiro: você continuará trabalhando num emprego mundano, mas todos os seus ganhos passam a ser dEle. Eu não disse que apenas 10% do seu salário líquido é dEle, eu disse que 100% do seu salário bruto passa a ser do Pai. A partir daí, Ele decide o que fazer, nós apenas executamos.
Estes são apenas alguns pontos de nossas vidas que já não podemos mais considerar como nossas. Na verdade, tudo é dEle, para Ele e por Ele. Precisamos ter este ensinamento muito claro em nossos corações para que possamos começar a entender o que significa o negar a si mesmo.
Quais outros aspectos poderíamos incluir neste post. Comente aí!
Paz.