Jesus foi muito claro ao explicar o que era necessário para se tornar um discípulo. Em uma de suas explicações, ele disse o seguinte:
“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” (Lucas 9:23)
Note no texto que ele convidava a todos para serem seus discípulo, para o seguirem, aprenderem com ele, porém poucos estavam dispostos a abrir mão deles mesmos, tomarem a cruz e o seguir.
Nesse texto, ele diz três coisas distintas que eram necessárias:
1 – Negue-se a si mesmo
A primeira coisa que precisamos para nos tornarmos discípulos de Cristo é negar a nós mesmos, ou seja, negar a nossa própria vontade, nossos desejos, nossos planos, nossa antiga vida.
Os que seguiram Cristo por mais tempo, aqueles que, além de discípulos tornaram-se apóstolos, foram os que abriram mão de tudo e ouviram isso mais de uma vez. Pedro, por exemplo, já foi convidado para seguir a Jesus tendo que deixar até mesmo a sua profissão:
“E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.
E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.” (Lucas 5:10,11)
Mais a frente, Jesus diz novamente para a multidão que o seguia:
“Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:33)
Logo, entendo que, quando Jesus diz que é necessário “negar-se a si mesmo” para segui-lo, entendo que ele está falando que precisamos abrir mão de tudo. Ou seja, nada pode nos segurar em nossa antiga vida, precisamos entender que andar com Cristo significa renovar toda a nossa vida de acordo com o desejo dele para nós.
De maneira muito prática, deixamos para trás tudo o que é da natureza do velho homem: vícios, pecados, pensamentos, reações, vontades, desejos, planos, sonhos, tudo o que não for para a glória de Deus deve ser descartado de nossa vida para seguirmos a Cristo.
Nos próximos posts veremos os dois outros pontos dos quais Jesus trata neste texto. Por enquanto reflita sobre isso: o que você não está deixando para trás para seguir a Cristo?
Paz.
Deixe um comentário