“E ela lhe disse: Pai meu, fizeste voto ao SENHOR; faze, pois, de mim segundo o teu voto; pois o SENHOR te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.” (Juízes 11:36)
Falei ontem sobre a complicada situação na qual Jefté se meteu quando fez um voto a Deus sem pensar com calma no que estava falando. Mas hoje quero destacar a atitude de sua filha diante daquela situação.
Jefté disse que ofereceria a primeira pessoa que saísse de sua casa como holocausto ao Senhor e, a primeira pessoa que lhe sai ao encontro é sua filha, sua única filha. Ela não sabia do voto feito por seu pai mas, mesmo assim, confia e entrega sua vida nas mãos de Jefté.
Vemos aqui duas coisas muito importantes: a primeira é que ela tinha o coração voltado para o seu pai. Aprendamos então isso: nossos pais são autoridades em nossas vidas e precisamos confiar neles. Devemos seguir suas direções e sermos submissos.
A segunda é que Jefté havia criado sua filha colocando no coração dela o temor do Senhor. Isso, muito provavelmente, envolveu investimento de tempo por parte dele e muito amor. Assim aprendemos o seguinte: eduque seus filhos nos caminhos do Senhor e eles serão um motivo de alegria para você. Invista tempo com seus filhos, ame, discipline, ministre, ensine e corrija.
Filhos submissos, pais presentes, amorosos e sábios são a base de uma família sólida.
Paz.