“Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.” (João 1:45-47)
O relato de João sobre como Filipe e Natanael conheceram a Jesus não está escrito à toa. Existe uma lição de humildade muito importante que Jesus nos ensina. Após ser desdenhado por Natanael, Jesus o elogia, dizendo que ele era “um verdadeiro israelita, em quem não há dolo”.
Jesus, o Senhor, filho unigênito de Deus, que existe desde o princípio e eternamente, sujeita-se ao que diz um homem e ainda o elogia. Com seu exemplo, Cristo nos ensina a como devem proceder aqueles que se identificam com Ele quando são afrontados e confrontados.
Agora, o que devemos parar e pensar com isso é: como reagimos quando as pessoas falam mal de nós, discordam ou nos afrontam publicamente? Nós, que nada temos e nada somos, quando somos confrontados tentamos provar algo? Se Jesus, que é o nosso Rei, se sujeitou no momento em que foi desacreditado, como nós devemos reagir?
Paz.