“Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembléias solenes não tenho nenhum prazer.” (Amós 5:21)
Neste momento da repreensão de Deus sobre Israel, o Senhor informa que não tem prazer algum nas festas que Seus filhos lhe dedicam.
Isso é algo forte: o povo de Deus se preparou, estudou os ritos, conheceu a cultura, montou uma festa que envolveu todas as pessoas, e Deus lhes diz que não se agrada de nada daquilo.
É similar a você preparar um grande evento na sua igreja, com boas intenções: arrecadar recursos, preparar cada detalhe, decoração, comida, bebida, convites, pessoas, organização por hora e, ao final da festa, ouvir do Espírito Santo que o Pai não se agradou.
Como isso aconteceu no passado e como pode acontecer, ainda hoje, inclusive em nossos cultos de adoração?
A resposta é simples: quando não existe reverência, honra e santidade isso pode e vai acontecer.
Tudo o que fazemos para Deus deve partir de uma coração adorador, baseado no amor e com total honra à Sua santa presença. Se não temermos ao Pai, se O encararmos com indiferença e religiosidade, isso acontecerá.
Podemos fazer diversas obras na igreja, diversas coisas para Deus, ofertar, ministrar e cuidar das pessoas. Sem temor, tudo é vazio.
Meu pedido de hoje: reveja sua motivação ao fazer as coisas para Deus. Você entende o que está realmente fazendo? Sua vida está reverenciando a Deus? Qual a sua intenção real?
Paz.