“Jó, sentado em cinza, tomou um caco para com ele raspar-se. Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre.” (Jó 2:8-9)
Um pequeno trecho da Palavra às vezes passa despercebido por nós, porém, vamos analisar o contexto e tentar dar um pouco mais de atenção para estes dois versículos.
Jó, neste momento, já tinha perdido tudo: bens, propriedades, servos e filhos. Então a saúde começa a faltar-lhe, o pouco que lhe restava começava a ser tirado. De tudo isso sobrara apenas a sua esposa. Somente ela.
Se analisarmos a situação dela, veremos que também não era das mais fáceis: num dia ela tinha tudo, horas depois havia perdido tudo o que fôra construído durante uma vida toda. Seu marido, o que lhe restara de um passado feliz, começa a sofrer com doenças graves.
Não conseguimos imaginar situação como esta.
Mas então ela vem com este “conselho”: abandone a Deus e morra. Não temos como julgar com qual sentimento ela falou isso, porém, independentemente disso, esta frase deve ter caído como uma bomba nas mãos de Jó. Naquele momento, o que ainda restara, seu casamento, passava por um momento de crise.
Agora, pulando para o final da história, vemos que os dois continuaram casados, tiveram mais filhos, restauraram seus bens, servos e propriedades. Tudo o que eles tinham lhes foi restituído em dobro.
A minha reflexão aqui é a seguinte: lutas vem, abalam, machucam, mas, com perseverança, fé, e Deus no controle, elas são superadas. A fase ruim acaba e as coisas se alinham novamente.
Talvez seu casamento passe por um momento difícil mas, entregue suas angústias a Deus, assim como Jó fez, e receba sabedoria para passar por esta luta.
Paz.