“E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” (Mateus 16:16)
A bíblia traz um relato muito interessante de quando Pedro reconhece que Jesus era o Cristo. A passagem segue dizendo o seguinte:
“E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 16:17)
Nesse pequeno texto podemos encontrar diversas verdades muito úteis para nós. Uma delas é a de que precisamos reconhecer Jesus como o Messias, reconhecê-lo como nosso Senhor e Salvador. Isso muda a nossa vida pois, nesse momento, nos colocamos sob a autoridade dele e passamos a entender que somos seus servos, filhos de Deus por adoção.
Obviamente isso não acontece da noite para o dia, são revelações que chegam ao nosso coração no momento correto.
Além disso, percebemos também que essa revelação não vem de estudos ou livros. Reconhecer Jesus como o Cristo é algo que nos é dado pelo Pai, conforme a Sua vontade. Por mais que nos incomode a ideia de que não temos o controle de quando vamos ter essa revelação, essa é a verdade. Deus revela Jesus para alguns aos poucos e para outros de maneira muito súbita. Não precisamos entender o motivo disso, apenas aceitar.
O ponto é que até para enxergarmos verdadeiramente Jesus como nosso Senhor, dependemos da ação do Espírito Santo.
Sendo assim, no final das contas, o melhor que podemos fazer é buscar a Deus intensamente até que essa e outras revelações nos sejam entregues.
Para facilitar o entendimento, talvez valha você responder 3 perguntas básicas para você mesmo:
- Tenho buscado a Deus em oração diariamente pedindo por mais revelação?
- Tenho lido e estudado a bíblia todos os dias?
- Busco uma vida santa ou estou afundado nos mesmos pecados de sempre?
Esse tipo que atuo-reflexão nos leva a entender se temos realmente buscado a Deus para que Ele, através da graça, nos revele algumas verdades eternas.
Paz.