“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)
Este é o meu versículo de cabeceira. Gosto de saber que através de algo que adquirimos naturalmente, o conhecimento, podemos ser libertos. Obviamente não descarto o aspecto espiritual essencial envolvido neste processo, mas gosto de saber que não precisamos sentir algo para sermos libertos. O simples conhecer da verdade já me permite viver livre.
Todavia peguei-me a pensar o que seria o “conhecer”. Intrigado com algumas coisas que acontecem e algumas reações tão neófitas de certos irmãos em Cristo, pensava como era possível alguém que ouviu tantas vezes a verdade, ainda desviar-se dela com tamanha naturalidade.
E foi aí que percebi: ouvir e conhecer são duas coisas completamente diferentes.
Eu já ouvi falar do grande Michael Jackson. Conheço suas músicas, já vi vídeos, fotos, documentários e notícias. Porém não o conheço.
Para conhecer alguém precisamos de um processo de intimidade, de confiança, de alegrias e dificuldades. Sem isso, e muitas outras coisas, não podemos verdadeiramente conhecer alguém. O mesmo acontece com a verdade, com Jesus.
Ouvir falar da verdade não nos faz conhecê-la. Ouvir falar de Jesus não nos faz conhecê-Lo. Precisamos de intimidade com a verdade, precisamos passar nosso tempo com ela, precisamos investir neste relacionamento.
Aí sim, de maneira espiritualmente natural, seremos libertos apenas conhecendo a verdade.
Não se contente apenas em ouvir a verdade.
Paz.