Versículo do dia – Deus criou o mal?

“Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.” (Isaías 45:7)

Bem, antes de mais nada quero lembrar aos leitores que não sou o dono da verdade, portanto analisem muito bem a Palavra de Deus antes de tomar qualquer coisa que eu digo como sendo algo bom.

Ontem entramos num debate com a seguinte questão: “Deus é o criador de tudo. É Ele também o criador do mal?”. E ficamos debatendo este assunto com diversos argumentos.

Se olharmos para o versículo 7 do capítulo 45 do livro de Isaías, veremos que Ele é o criador do mal, mas estaremos ignorando todo o contexto desta passagem e analisando ela de uma maneira errada. Então vamos ao contexto:

“Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses. Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas. Destilai, ó céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra, e produza a salvação, e ao mesmo tempo frutifique a justiça; eu, o SENHOR, as criei. Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?” (Isaías 45:1-9)

Nesta passagem Deus está falando que Ele é o criador de tudo, que Ele é o Todo-Poderoso, e faz o que bem lhe aprouver, simplesmente pois Ele é. E agora, você pode estar se perguntando: “André, Deus não criou o mal, Ele é bom! Está escrito na bíblia.”, ou ainda: “Mas se Ele criou o mal, Ele é um Deus mal!!”, ou pode ainda estar pensando: “Você está louco, está dizendo que Deus criou o mal!!!”.

Amados, vamos entender meu ponto de vista. Concorde se quiser, discorde se achar necessário e comente abaixo se quiser edificar o reino: o que estou dizendo é que Deus é o Todo-Poderoso e pode fazer o que lhe for conveniente. Nós nunca entenderemos certas coisas, só Ele enxerga o plano completo, nós somos limitados.

“Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?” (Isaías 45:9)

Também não estou dizendo que Deus criou o pecado, afinal, o mal e o pecado são duas coisas completamente distintas. Deus é santo e não tem e nunca terá parte com o pecado, é algo inerente à sua divindade. Mas alguns tipos de mal, como as pragas no Egito, algumas perseguições ao povo de Israel, foram necessárias justamente por causa do pecado. E nós não podemos julgar se Deus está certo ou errado pois Ele é Deus, logo está certo.

Então, a resposta que fica é: “Deus criou o mal?”, bem, se você entende como “mal” algo que necessariamente não é bom, sim, alguns tipos de mal Deus criou, outros foram criados pela vontade do homem. Agora se você entende o mal como sendo igual ao pecado, a resposta é não: Deus não criou o pecado.

Para finalizar: o que quero passar hoje é que Deus é perfeito, suas vontades e desígnios são insondáveis. Mesmo que Ele faça algo que eu não considero bom, Ele continuará sendo um Deus bom e justo. Mesmo que Ele faça algo que eu não concorde, Ele continua sendo bom e justo. Ele é Deus e merece toda honra e toda glória.

E aí, o que acham?

Paz.


Comments

35 respostas para “Versículo do dia – Deus criou o mal?”

  1. Gledson

    é cara, estava discutindo isso ontem anoite com alguns amigos…

    Realmente é dificil caminhar por essas passagens, ainda mais o velho testamento onde parece que estamos vendo um Deus totalmente diferente do Deus que conhecemos no novo testamento.

    O caso é que tambem esta escrito que Ele não mudou e nunca mudara, logo, a unica resposta para alguns mals entendidos é a nossa má e limitada interpretação do que Deus quiz dizer naquela passagem.

    Mas, achei muito interessante seu ponto de vista sobre a diferença do mal e do pecado, passarei isso adiante para mais um debate caloroso com meus amigos =D

    Ótimo post, que Deus te abençoe e te dee mais visão sobre a Sua palavra.

    Até mais. Paz.

  2. Yahadim Moham.

    “Também não estou dizendo que Deus criou o pecado, afinal, o mal e o pecado são duas coisas completamente distintas. Deus é santo e não tem e nunca terá parte com o pecado, é algo inerente à sua divindade.”

    Se Ele é Onipresente, Onisciente, TodoPoderoso, e nem um fio de cabelo cai sem que saiba e consinta, então tem sim “parte” com a coisa. No mínimo, permitiu!!!! Se é TodoPoderoso, então consente que o pecado e o Mal existam e tenham continuidade!!! Quem afirma que existem coisas desligadas a Ele, está afirmando que Ele não tem o controle absoluto e por isso está negando-o. Quem afirma que há opositores a Ele, ou tem que aceitar que Ele permite a existência e a Maldade destes opositores ou nega o seu Poder. Falar que existem opositores e que Ele não tem nada a ver com isso é negar o Poder Dele!!! TUDO que está aí, inclusive a Maldade, é sim por obra e consentimento Dele. Quem aceita que existem coisas que não sejam por OBRA E CONSENTIMENTO DELE, NEGA seu Poder absoluto!

    Muito mais correto é dizer: NÃO SEI. EU CREIO E ISTO ME BASTA. NÃO SEREI EU -HUMANO- QUEM EXPLICARÁ AS RAZÕES E COMPORTAMENTO DA MINHA DIVINDADE. NEM QUALQUER OUTRO HOMEM, POIS TEMOS UMA INTELIGÊNCIA INFINITAMENTE INFERIOR À DELE.

    Quem crer, que caminhe na fé. Viva na sua crença e não tente fazer o grande pecado, que é colocar-se no lugar de (arrogância…arrogância…) e tentar justificar o pensamento ou ações ou planos Dele.

    Basta responder: não sei. É uma questão de crença e eu creio. Não preciso de explicações ou justificativa.

    Aristóteles (filósofo grego, aí do Ocidente de vocês) disse: (tradução livre) QUANTO MAIS SEI, MAIS SEI QUE NADA SEI.

    1. Yahadim, ótimo comentário.

      Porém Deus não tem parte com o pecado. O pecado acontece pois Ele escolheu dar o livre arbítrio para o homem. Recomendou que não pecássemos, mas nos deixou escolher. Isto não tira e nunca tirará o seu infinito poder, seu poder se extende ao ponto de permitir que o homem escolha o seu caminho.

      Valeu pela contribuição!

    2. Elidio

      Yess

    3. A melhor explicação que já vi sobre esse tema
      Parabéns

    4. NA VERDADE QUE DISSE ISSO FOI SOCRATES, EM UMA DAS NARRATIVAS QUE PLATÃO APRESENTAVA SOBRE ELE.

    5. Gosto muito da interpretação judaica sobre esse assunto. Deus cria um mundo dotado de livre arbítrio, no qual somos convidados a decidir entre seguir os preceitos ou desviar do caminho. Ora, se o mundo fosse dotado apenas de escolhas que agradam a Deus, seguir o seu caminho não seria uma escolha livre, de coração, mas sim o único caminho possível. Sendo assim, a existência do mal, da tentação e do pecado é uma forma de nos colocar por livre e espontânea vontade nos preceitos de Deus, e não de forma forçada.

  3. albert

    eu acho que deus eh o criador de todas as coisas, que o que eh mal ou bom muitas vezes, cada pessoa ver diferente. oque eh mal pra uns ,pode ser bom para o outro ,depende do ponto de vista. eu acho deus perfeito embora nao entendo muitas coisas que ele faz, mas nos na nossa busca da verdade comecamos a supor as coisas. isso que deus fez eh bom ou e rim..

  4. Marcos Venicius

    Bom dia amados!!! Sou Marcos estudo filosofia na UERJ e este tema é muito interessante para a filosofia cristã. Num passado não muito distante homens como nós (preocupado com o estudo da palavra) também falaram, interpretaram e tentaram obter respostas a respeito deste tema. Foram santo Agostinho no livro A natureza do bem (De natura boni) e santo Tomás de Aquino no livro Sobre o mal (De malo), são livros que estão disponíves em qualquer livraria.
    Tanto Agostinho e Tomás de Aquino enterpretam este versículo de forma semelhante, para eles o MAL tem um significado de penalização seja para Israel e para nós crentes pecadores, em decorrência disso nós voltaremos à estar juntos de Deus novamente. Um bom exemplo é o livro de Oséias e Habacuque
    O termo hebraico TESHUVÁ (RETORNO), que tem o sentido literal de voltar a fonte de origem que as vezes é mal traduzida como arrependimento.
    É evidente, portanto, que esta prática contém muito mais do que um simples sentimento de arrependimento (embora sincero) ou “uma resolução que se toma por ocasião do Novo Ano ” (embora igualmente sincera). Teshuvá, no sentido judaico clássico, significa introspecção contínua e incessante esforço para retornar às orientações Divinas da maneira como são reveladas na Torá. É uma reorientação da vontade e desejo próprios no sentido de se adaptar à Lei Divina. Denota uma total revolução, embora gradativa, na vida pessoal; uma aspiração em unir-se a Deus. O nosso Mestre YESHUA veio tembém para fazer uma TESHUVÁ para Israel e a humanidade.
    A TESHUVÁ é necessaria para nossa vida e principalmente para Igreja de hoje, que a cada dia fica distante do que o ETERNO queria.

    Um grande abraço!

    1. Ótimo comentário!

      Paz.

  5. Tiago Andrade

    Bem vamos lembrar que Deus é “Deus” todo poderoso omnipotente omnisciente e omnipresente! Ele foi ele é, e ele sempre será. Ela faz o que bem intender.
    Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre os outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o Criou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?” (Isaías 45:9)

    1. Obrigado pelo comentário. Deus abençoe.

  6. Li uma ilustração que diz que o mal é ausência da luz, que o frio é a falta do calor e isso é provado pela ciência segundo as leis da física, a escuridão é ausência da luz. A conclusão é que o mal existe não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus.

    1. Obrigado pelo comentário Pedro

      1. Boa noite a todos!
        Um dia desses, estava assistindo a um vídeo no Face, e me deparei com este questionamento, onde um professor em uma classe de adolescentes, alemães, dizia o seguinte: “Se Deus existe, Ele criou o mal.” Uma aluna com a idade por volta de uns 10 a 12 anos, o questionou, perguntando-lhe o seguinte: “professor, o sr. Sente frio? E ele atordoado com a pergunta, lhe respondeu fazendo outra pergunta, você está doida, nunca sentiu frio? E a menina lhe respondeu: o senhor não sente frio, porque segundo a física frio não existe, o que existe é ausência de calor. E lhe fez outra pergunta: A escuridão existe? O professor mais uma vez, lhe perguntou, você está doida? E ela, mais uma vez o questionou, dizendo: a escuridão nunca foi provada, pois só existe aquilo que pela ciência é provado. E disse mais: Assim é Deus, Deus não criou o mal, o que há é ausência de Deus, por Deus ser Amor, a ausência d’Ele faz com que os outros cometam o mal.
        Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Tiago 3:11
        Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce. Tiago 3:12
        Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Isaías 5:20

        Deus vos abençoe.

        1. Obrigado pela compra contribuição Robson. Deus abençoe.

        2. Interessante , Porém isso não se aplica a Deus sendo que em Genesis , sobre a criação do mundo já dizia
          1 No princípio, Deus criou os céus e a terra.
          2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
          3 E disse Deus: Haja aluz; e houve luz.
          Vamos raciocinar um pouco Deus criou um mundo sem forma e vazia e havia trevas , DEUS criou isso , logo a escuridão a qual vc diz que não existe foi “criada” livro de Genesis é bem claro sobre isso.
          o Ser humano é composto por sentimentos , quem criou todos os sentimentos ? Inveja , ódio ?? Entenda o seguinte eu não entendo porque as pessoas querem desqualificar Deus , quando se trata da Criação , nada surgiu sozinho , ou apareceu do Nada , Satanas foi criado porque quem ? Como ele sentiu algo que não existe ?? o homem foi feito para ter esse sentimento mas tudo é uma questao de “ESCOLHA” como alguem poderia escolher direita ou esquerda se existe só o lado direito para ir ?? o MAl foi criado para que as pessoas pudessem exercer o livre arbítrio só isso, se o mal não existisse Livre arbitrio tambem não :)

  7. Adeilson Lopes

    Isaías 45:7.

    Deus Criou a Luz. E as trevas?
    Deus criou a Paz. E a guerra?
    Deus criou a santidade. E o Pecado?
    Deus criou o Bem. E o mal?

    Na ausência da luz surge as trevas.
    Na ausência da Paz surge a guerra.
    Nas ausência da santidade,surge o pecado.
    Na ausência do bem surge o mal.

    Mesmo quando Deus exerce o juízo ele está sendo bom. Pois é justo.

    Deus criou um querubim perfeito, cheio de graça e de esplendor, santo, reluzente. Mas esse se tornou satanás, o traidor. Deus não o fez assim, mas ele se tornou tal como é.

    O bem está em Deus! O mal é a oposição de tudo quanto Deus fez.

    1. Olá Adeilson, obrigado pelo seu comentário. Continue participando de nosso blog.

      Graça e paz.

    2. Robson Alves

      Boa tarde!
      A muitos anos me deparo com muitas pessoas tentando dizer quem é Deus.
      Deus é o que é simples assim, PV 16:4 diz: O Senhor fez todas as coisas para determinados fins, até o perverso para o dia da calamidade.
      Esse versículo me liberou, me libertou, servimos a um Deus que mata o próprio Filho e ao terceiro dia o ressuscita, o Apóstolo Paulo disse aos Rm 8:32- Aquele que não poupou a seu próprio filho…
      Disse aos Rm 9:13- Como está escrito: Amei a Jacó, porém me aborreci de Esaú, e no versículo 11 deste mesmo texto, ele o Apóstolo Paulo vai dizer: E ainda não eram os Gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal.
      O apóstolo Paulo vai perguntar? No versículo 14: que diremos, pois?
      Há injustiça da parte de Deus?
      Ora meus amados, Deus é Deus e ponto.
      As crianças não tinham nascido e Deus já tinha descido sobre quem Ele, Deus, armaria e a quem não amaria.
      O Senhor Jesus Cristo reconheceu dizendo: toda via seja feita a tua vontade.
      Ou reconhecemos a Deus ou então teremos deficiências em servi-lo.
      E quanto ao tal do livre arbítrio:
      Quem gostaria de ter nascido odiado ou aborrecido?
      Sem ter culpa de nada!
      Ex:
      Eu gostaria de ter nascido em uma família muito rica,
      Eu gostaria de ter nascido com os cabelos lisos, eu gostaria que meus pais me amassem, em fim, se eu pudesse escolher.
      Graças a Deus eu dou por Ele me ter dado a oportunidade de servi-lo, de conhecê-lo, de amalo.
      Entreguei o meu caminho ao Senhor e vou confiar Nele em todas as suas decisões.
      Disse o salmista: 119:71- Foi-me bom ter Cido afligido, para que aprendesse os teus decretos.
      Deus vos abençoe rica e abundantemente.
      Paz seja convosco e forte abraço para todos

      1. Olá Robson, tudo bem?

        Muito obrigado pelo seu comentário, Deus abençoe sua vida.

        Paz.

  8. Adeilson Lopes

    Isaías 45:7, a princípio, parece contradizer 1 João 4:8, 16, Tiago 1:13, etc. Mas, quando entendemos o significado da palavra hebraica para “mal” empregada no texto, deslumbra-se com clareza a verdade expressa no texto.

    A palavra hebraica para designar mal no verso é ‘ra’ e significa tanto “mal moral”, “a natureza perversa” quanto “males” como inundações, terremotos, tempestades de granizo, calamidades”. Nesse contexto, Comparando Is 45.7 com Isaías 47:11, vemos que o termo “mal” se refere à “desolação” e às “calamidades” que Deus permitiria vir sobre os babilônicos por não terem se arrependido dos pecados deles!

    “Pelo que sobre ti virá o mal que por encantamentos não saberás conjurar; tal calamidade cairá sobre ti, da qual por expiação não te poderás livrar; porque sobre ti, de repente, virá tamanha desolação, como não imaginavas.”
    (Isaías 47:11).

    Entendemos também que muitos males que sobrevêm tem como agente o próprio homem.

    1. Perfeito Adeilson. Obrigado pelo comentário.

  9. Escuta vi a foto de uma cruz de madeira. Cruz de madeira e maldição(gálatas 3:13 MALDITO(quer dizer maldição, olha o que que deus mandou o profeta falar) seja aquele que seja suspenso(pregado,morto)la em joao 12:32 o próprio Jesus fala: e, eu quando eu for levantado ou suspenso da terra atrai rei todos a min mesmo) no madeiro(cruz de madeira. E por que eu vi uma foto de uma cruz ai e como a palavra de deus pra sempre permanece tem que ter cuidado. Quanto a frase acima eu não vou pegar nem versículo da bíblia não e que você leva ela a serio. Todos nos dia e noite, a todo instantes vemos os homens fazendo o mal e o bem, então a perguntinha magica quem fez o HOMEN? resposta DEUS , se o mal e o bem ta dentro do homem que vemos direto na televisao, ouvimos radio, internet, ao vivaco e etc então quem? Quem criou o mal e o bem? Quem?quem?quem? Criou o céu que e minusculo, quem criou a terra que e menor que a formiga .tudo foi ele DEUS.

    1. Olá Cleber. Obrigado pelo comentário.

      Continue participando do blog e comentando nossos posts.

      Deus abençoe sua vida.

  10. Elaine

    Apaz do Senhor Jesus esteja com vosco 📖vou dar um exemplo:têm 2 filhos um é um se torno um grande homem e outro se desviou, acaso não são seus filhos ambos?Vc criou o mau ou o filho que se tornou mau.Vendo que somos responsável pelos filhos,assim é Deus pela sua criação. Deus não criou o mau Lúcifer é que se tornou filho das trevas👍📖

    1. Olá Elaine, obrigado pelo comentário.

      Continue participando do blog, temos novos posts todos os dias.

      Deus abençoe sua vida.

  11. Deus é seus e ponto final
    Faz tudo,muda qndo quiser e não tem q dar explicação.
    Ele é o cara ,e devemos simplesmente amar e respeitar .
    Se existimos é por ele.
    Ame a deus sobre todas as coisas

    1. Glórias a Deus!

  12. Deus é o suporte ontológico de tudo, tudo, é claro que criou o bem e o mal, a vida e a morte.

  13. Da silva

    Como o homem poderia ser avaliado se não existisse o bem eo mau . como uma flor seria diferenciada da outra se não existisse diferentes cores esse e o livre arbítrio . Obrigado Deus por nós dar a chance de uma vida eterna escolhendo o caminho certo.

  14. Olá a todos graça e paz, Deus não criou o mal moral vejo quando DEUS aparece como criador do mal sempre é em uma situação de desobediência, este mal me parece que é sempre concequencias de desobediência humana, muitas vezes é DEUS entregando o seu próprio povo nas mãos do inimigo para que eles reconheçam a soberanía do criador, é na verdade uma concequencia da desobediência.
    Espero ter colaborado, também dizendo que não sou o dono da verdade é apenas opinião.
    No amor de CRISTO.

    1. Olá Silas, muito obrigado pelo comentário. Certamente contribuiu muito para a discussão!

  15. Boa noite, então se Deus criou lúcifer ,quando ele o criou ele era bom ,mas se tornou mais ,mais da onde veio esse mau ,porque quando perguntamos que quem criou o mau todos responde que e lúcifer,mas se foi Deus que o criou?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *