“Replicaram-lhe eles: Tu nasceste todo em pecados, e vens nos ensinar a nós? E expulsaram-no.” (João 9:34)
Neste episódio Jesus acabara de curar o cego de nascença colocando lodo em seus olhos. Os fariseus, querendo conhecer o acontecido, interrogam o ex-cego, depois a seus pais e então voltam a interrogar o ex-cego que, cheio de eloquência, argumenta ante os fariseus:
Respondeu-lhes o homem: Nisto, pois, está a maravilha: não sabeis donde ele é, e entretanto ele me abriu os olhos; sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve. Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença. Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer. (João 9:30-33)
Ao que se segue a resposta dos fariseus que está no versículo de hoje.
Veja que os fariseus, mesmo diante de um argumento válido e, no mínimo, interessante, continuam com sua posição firme e superior. Faziam isso pois não conheciam a graça ou o amor que Jesus veio pregar, viviam sob a lei e um fortíssimo espírito de religiosidade.
Amados, uma característica de um verdadeiro cristão é que ele tem um coração ensinável. Não se ensoberbece com o tempo ou com o conhecimento bíblico e, mesmo que não concorde com outra pessoa, não a ataca com ar de superioridade, mas sabe ensiná-la com amor.
O caminho é estreito, não importa o quanto você tenha andado, ele continua estreito e continuamos tendo que tomar cuidado.
Paz.